02/09/2011 - 21:00
Fast-Food
A cadeia de lanchonetes Bob’s, controlada pela americana Brazilian Fast-Food Corporation (BFFC), está transferindo seu escritório do Rio de Janeiro para São Paulo. Sob o comando de Marcello Farrel, diretor de marca, a rede de fast-food quer aumentar sua participação no Estado. Atualmente, ela conta com 176 unidades. O plano é abrir 60 novos pontos de venda no mercado paulista, em 2011, quase um terço dos 200 restaurantes e quiosques que devem ser inaugurados neste ano em todo o Brasil. “Temos uma presença interessante em São Paulo”, afirma o executivo, que está de mudança para a capital paulista. “Mas ainda há muito espaço para crescer.” Até 2015, o Bob´s planeja investir R$ 650 milhões na abertura de novas lojas. A BFFC controla também as marcas Pizza Hut e KFC no País.
Parceria
De olho na frota
A Raízen, empresa nascida da fusão dos negócios da Cosan com a Shell está lançando, em parceria com a Ecofrotas, líder do gerenciamento de frotas no País, o Expers, programa de redução do consumo de combustíveis e de aumento da eficiência de caminhões. Segundo Marcos Schoenberger, presidente da Ecofrotas com o Expers, que terá investimentos de R$ 30 milhões, os sócios esperam obter uma receita de R$ 2 bilhões por ano a partir de 2016.
O todo-poderoso Zé Dirceu
Segurança financeira
Cybersource chega ao País
Comprada pela Visa, em abril de 2010, a Cybersource, fornecedora de soluções de segurança financeira e processamento de pagamentos, anunciou o início de suas operações no Brasil. “Sempre tivemos a intenção de crescer fora dos EUA, mas não tínhamos como”, diz Guillermo Rospigliosi, diretor-geral da Cybersource para a América Latina e o Caribe. A aposta inicial da Cybersource será oferecer serviços contra fraudes para empresas de pagamento online.
Turismo
Rumo ao México
O sucesso do turismo online brasileiro começa a se internacionalizar. O ViajaNet abrirá uma filial no México como parte do plano de expansão na América Latina, após receber um aporte de US$ 19 milhões de dois fundos de investimento americanos, o Redpoint Ventures e o General Catalyst. Para atender ao mercado mexicano, o portal do ViajaNet passou por uma reestruturação, com a criação de padrões em espanhol e a oferta de serviços locais especializados, de acordo com a cultura do país.
Inovação
Do Brasil para o mundo
A Rhodia Coatis, divisão da multinacional francesa, que atua na produção de solvente e fenol, sediada no Brasil, já começa a colher os frutos de sua aposta em produtos baseados em insumos renováveis. Lançado há dois anos, o solvente Augeo SL 901, usado no segmento de tintas e vernizes, já rende à companhia US$ 10 milhões por ano. A expectativa de Vincent Kamel, presidente mundial da Rhodia Coatis, é multiplicar por dez esse valor, em 2015, com a venda do produto na América Latina, Europa e Ásia. Outro produto da família, desta vez para o segmento de higiene e limpeza, ainda se encontra em fase de testes. “Até o final do ano, teremos mais uma inovação desenvolvida no Brasil”, diz Kamel. A linha Augeo tem como base produtos derivados da glicerina, um subproduto da fabricação de biodiesel.
Curtas
A médium Adelaide Scritori, da Fundação Cacique Cobra Coral,(FCCC), diz ter sido chamada por uma seguradora americana e outra da União Europeia (UE) para dar ajuda astral e diminuir a fúria do furacão Irene, que ameaçava Nova York com ventos de 170 km/h.
Adelaide comemora: contrariando as previsões meteorológicas, o furacão chegou à Big Apple transformado em tempestade tropical. Mas avisa: o Irene voltará à carga.
Colaboraram Hugo Cilo, Lilian Sobral, Ralphe Manzoni Jr. e Rosenildo Ferreira