07/12/2011 - 21:00
Campanha
Depois de Byafra, em campanha da Bradesco Seguros, e de Beto Barbosa, na da Skol, chegou a vez de o cantor Gilliard sair do ostracismo diretamente para uma publicidade da fabricante de chips Intel. Ele vai promover a tecnologia da computação em nuvem, conceito no qual os aplicativos são acessados via internet. A campanha, criada pela agência Escritório Digital, será baseada na melodia de seu hit “Aquela Nuvem”, música que ficou conhecida jocosamente como a “melô dos loucos” na década de 1980 (para quem não se lembra, “aquela nuvem que passa lá em cima sou eu”). O humor, baseado no ridículo, está mesmo em alta na publicidade brasileira.
Vídeo
Como era boa minha ditadura
A rede de fast-food sul-africana Nando’s zomba dos líderes sanguinários que saíram de cena para divulgar uma promoção que permite ao cliente convidar amigos para comer de graça. Em vídeo, um sósia de Robert Mugabe, presidente do Zimbábue, brinca com armas de plástico com o iraquiano Saddam Hussein e o líbio Muamar Kadafi.
Esportes
O coração da superação
Está pronto o logotipo para os Jogos Paraolímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro logo após o término da Olimpíada de 2016. Criado pela agência Tátil Design, foi preparado durante dez meses. A marca, uma espiral que forma um coração, foi escolhida por unanimidade pelos 12 jurados.
Marketing
Um, dois, três, sorria…
O brasileiro não precisará viajar a Londres para fazer a velha brincadeira de tentar forçar os sérios guardas reais do Palácio de Buckingham a rir. Criada pela Oggi, a campanha das câmeras Cyber-Shot, da Sony, premiará quem fizer sorrir atores vestidos a caráter que passearão por cidades do País. A empresa também pagará parte da conta de quem for flagrado em bares com a câmera japonesa.
Fast-food
Fome de verão
A rede de fast-food Bob’s, pertencente ao grupo BFFC, começa a divulgar o seu combo de verão. A propaganda, de circulação nacional, mostra um homem engolindo uma câmera fotográfica por não resistir ao ver, pelo visor, a imagem de um sanduíche da rede. O vídeo foi criado pela NBS. Orçada em R$ 12 milhões, a campanha busca aumentar as vendas em 11%.
Bate-papo
Márcio Santoro, copresidente da Africa
Com formação na área de atendimento de contas, Santoro espera mais um ano difícil, mas de bons resultados.
O que você destaca entre o que a agência fez este ano?
Tivemos trabalhos importantes para os nossos 12 clientes. O vídeo com a música Eduardo e Mônica, para a Vivo, foi um fenômeno. O carro ASX, da Mitsubishi, é um sucesso de vendas. A cerveja Budweiser, da Ambev, começou superbem. Criamos a agência de branding Asia e consolidamos a globalização da Africa, com o escritório em Nova York, para cuidar da marca global do Itaú.
A Africa espera continuar crescendo em 2012?
Os clientes não têm demonstrado que diminuirão os investimentos. Será um ano difícil, como foi 2011, mas continuamos com perspectiva de crescimento.
Como um profissional vindo da área de atendimento, como você, vê essa função no mercado hoje?
O atendimento é a interface principal com o cliente. Não adianta ter áreas de criação, planejamento e mídia fantásticas sem um bom atendimento. Não consigo enxergar uma boa relação entre agência e cliente sem alguém para rentabilizar tempo e recursos nas ações.