13/01/2012 - 21:00
Marca
A suíça Nestlé escalou Paula Fernandes, a cantora que mais vendeu CDs e DVDs no Brasil no ano passado, como a estrela da sua marca de bebidas à base de soja Sollys. A campanha para a tevê, da WMcCann, contará como Paula fez escolhas saudáveis em toda a sua trajetória, da infância até se transformar em uma sertaneja de sucesso. Além do filme, a marca Sollys patrocinará os shows da cantora. Paula ficou nacionalmente conhecida depois de aparecer no especial de fim de ano de 2010 do cantor Roberto Carlos, que foi o astro das comemorações dos 90 anos da Nestlé no Brasil.
Cinema
E o Oscar vai para…
No desafio para aumentar a audiência da entrega dos prêmios Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas convocou o site cômico Funny or Die para produzir um trailer promovendo a transmissão da cerimônia, que acontece em 26 de fevereiro. O vídeo mostra a busca pelo apresentador Billy Crystal, que voltará a comandar o show depois de dez anos. Entre as estrelas do filme está também o ator Robin Williams.
Imprensa
Contra os piratas
As empresas de mídia americanas investiram US$ 30 milhões para criar a organização comercial Newsright, que vai cobrar direitos autorais e licenciar conteúdo jornalístico na internet. O alvo são os sites de buscas e os agregadores de notícias que distribuem e copiam reportagens sem autorização. A iniciativa combina 29 empresas, incluindo a agência de notícias Associated Press e os jornais The New York Times e Washington Post.
Publicidade
A fera do inglês
O ex-campeão mundial de boxe Mike Tyson e a estrela de Hollywood Megan Fox, do filme Transformers, são os astros do novo comercial do curso de inglês CCAA. Produzido pela NBS, o comercial mostra brasileiros em uma ilha deserta com várias Megans. Sem saber falar inglês, eles são banidos para outra ilha. Dessa vez, repleta de Tysons.
Moda
Frescor à Dior
O novo rosto da Dior será a atriz Mila Kunis, nascida na Ucrânia e estrela de Cisne Negro. A campanha começará a circular no dia 29, no jornal The New York Times, para depois ser incluída nas revistas mensais Vanity Fair e Harper’s Bazaar. Uma das atrizes jovens mais procuradas por Hollywood, Mila segue uma tradição de ligação entre o cinema e a empresa francesa, que já teve como suas garotas-propaganda estrelas como Marlene Dietrich, Rita Hayworth, Ava Gardner, Grace Kelly, Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor.
Bate-papo
Carlos Manhanelli, presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos e da Manhanelli Associados.
O fundador da primeira agência voltada à consultoria de marketing político fala sobre a expectativa do setor com as eleições para prefeito este ano:
Qual período é mais agitado para o setor: nas eleições para prefeito ou quando ocorrem para presidente e governador?
Este ano será mais agitado. Afinal, existem 5,6 mil municípios no Brasil, que terão eleições para prefeito e vereadores. Haverá cerca de 20 mil candidatos a prefeito e mais um milhão a vereador.
Existem profissionais suficientes para atender a essa demanda?
Nem todos os candidatos vão fazer campanhas com pessoas especializadas em marketing político, mas, mesmo assim, haverá falta de profissionais. Existem hoje no Brasil menos de mil pessoas especializadas no tema. O grande problema é que há empresas que vendem esse serviço sem saber fazê-lo.
Qual o limite ético do marketing político?
Não existe teatro. O que há são quatro imagens que servem para consagrar o político: a do herói, a do líder charmoso, a do grande pai e a do homem simples. O marketing busca ressaltar a característica que o político já possui.