A Anheuser-Busch InBev (AB InBev) divulgou hoje um forte aumento no lucro do primeiro trimestre, mas destacou que continua enfrentando dificuldades nos EUA e Brasil, seus dois principais mercados. Entre janeiro e março, a maior cervejaria do mundo teve lucro líquido de US$ 1,41 bilhão, bem superior que o ganho de US$ 132 milhões obtido em igual período do ano passado.

O resultado foi impulsionado pela integração da concorrente SABMiller, que a AB InBev adquiriu por mais de US$ 100 bilhões, num acordo que havia pesado no balanço de um ano antes.

A receita orgânica da AB InBev teve expansão anual de 3,7% no primeiro trimestre, a US$ 12,92 bilhões.

Apesar do bom desempenho no começo do ano, a AB InBev apontou dificuldades no Brasil e nos EUA. No mercado brasileiro, o volume de cervejas aumentou, mas a receita por hectolitro diminuiu, uma vez que aumentos de impostos estaduais implementados no ano passado ainda não foram totalmente repassados aos consumidores.

A AB InBev, porém, disse continuar otimista em relação ao Brasil no longo prazo e esperar que o avanço no custo das vendas desacelere no segundo semestre do ano.

Já nos EUA, a receita caiu no último trimestre, com perda de participação de mercado tanto da Bud Light quanto da Budweiser.

Por volta das 6h (de Brasília), as ações da AB InBev operavam em forte alta, de 4,3%, na Bolsa de Bruxelas. Fonte: Dow Jones Newswires.