O líder palestino Mahmud Abbas pediu nesta sexta-feira que o presidente Barack Obama pressione o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para que aceite um Estado palestino com as mesmas fronteiras de 1967, segundo um porta-voz.

“A posição de Netanyahu é um repúdio oficial da iniciativa de Obama, da legitimidade internacional e do direito internacional”, declarou à AFP o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rudeina.

“Pedimos ao presidente Obama e ao Quarteto para o Oriente Médio (União Europeia, ONU, Rússia e Estados Unidos) que façam pressão sobre Netanyahu para que aceite as fronteiras de 1967”, acrescentou Abu Rudeina.

Em visita a Washington, Netanyahu disse esta sexta-feira a Obama que “embora Israel esteja disposto a assumir generosos compromissos de paz, não está disposto a voltar às fronteiras de 1867 porque estas são indefensáveis”.

Estas declarações ocorreram um dia depois de Obama se pronunciar, em um importante discurso sobre o Oriente Médio, favorável à criação de um Estado palestino baseado nas fronteiras de 1967.

na-agr/mvv