O que Abílio procura é um nome para seu time de futebol – o Pão de Açúcar Esporte Clube, que está na segunda divisão do futebol paulista e tem boas chances de subir para a primeira em 2011. O motivo: os jogos seriam transmitidos por emissoras de tevê aberta, que não citam marcas de empresas privadas. Até agora, o nome mais forte é Paulistano Esporte Clube.

 115.jpg

 

Minérios


Público ou privado?

 

O governo mineiro decidiu desapropriar propriedades em 19 cidades para a construção de um mineroduto da multinacional Ferrous Resources. O problema é que a a obra, que antes seria 100% privada, será assumida em parte pela Codemig, uma estatal mineira.

 

109.jpg

 

Ouro


A bolha de Soros

 

Faz sentido investir numa bolha financeira? De acordo com o financista George Soros, sim – desde que seja no seu começo. E seus fundos passaram a adquirir grandes quantidades de ouro, na expectativa de um cenário mais pessimista em relação à economia global. O metal já se aproxima do valor de US$ 1,5 mil a onça.

 

110.jpg

 

 

Agronegócio


Direito à terra

 

Fundos internacionais estão se organizando para contestar a decisão do governo de proibir a venda de terras no Brasil a grupos estrangeiros. O estudo, capitaneado por Fernando Jank, da Tiba Agro,  demonstra que os capitais externos estão dinamizando vários polos agrícolas no País.

 

111.jpg

 

 

Diplomacia


Uma embaixada para Meirelles

 

Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, tem sido pouco lembrado nas especulações sobre o futuro ministério do eventual governo de Dilma Rousseff. Mas uma nova possibilidade começou a circular em Brasília: a de que ele poderia ser embaixador em Paris, na França. Não um embaixador decorativo, mas alguém com papel ativo nas discussões sobre reforma do sistema financeiro mundial.

 

112.jpg

 

 

Importações


A bronca de Lula

 

Em conversas com interlocutores próximos, o presidente Lula anda se queixando de Benjamin Steinbruch, presidente da Fiesp e da CSN. Isso porque Steinbruch estaria reclamando demais de uma avalanche de importações, disseminando um temor desnecessário em relação à economia.

 

114.jpg

 

 

O leão dorme no ponto


113.jpg


Curtas

 

O crescimento do consumo nas classes C, D e E fez com que o Walmart ampliasse sua operação dirigida a essas populações. A empresa investirá R$ 1 bilhão na abertura de novas lojas de varejo e atacado com foco na baixa renda.

 

Boa parte deste montante será na expansão do TodoDia, pequeno mercado local que se diferencia por oferecer um mix médio de três mil produtos e com preços inferiores aos do Walmart. Hoje, o TodoDia já conta com 108 estabelecimentos em todo o Brasil.