Fundador da Península Participações e ex-dono do Conselho de Administração do Carrefour Brasil, Abílio Diniz vai assumir a cadeira de vice-presidente do Conselho de Administração do Carrefour Brasil, conforme antecipado pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) na última sexta-feira, 3. O empresário afirmou que houve um novo acordo de acionistas no Carrefour global, o que levou a mudanças na governança do grupo.

Daslu é vendida por R$10 milhões em leilão

Projeto sobre ICMS para combustível pode enfraquecer mercado global de açúcar

Investidores começam a voltar para cripto, com aposta de que bitcoin está perto do piso

Polícia do Amazonas abre inquérito sobre desaparecimento de jornalista britânico

O objetivo é trazer mais agilidade à operação local da varejista. “Antes o Brasil viajava para a França, hoje os dirigentes da frança vem para o Brasil”, disse em coletiva de imprensa. “Estou empoderado pelo (Alexandre) Bompard (CEO do Carrefour Global) para ser a pessoa dele aqui no Brasil”, disse Abilio, que é sócio das operações local e global do Carrefour.

Segundo Patrice Etlin, chefe do fundo de investimentos Advent na América Latina, que também ganhou uma cadeira no Conselho da companhia, em função das ações recebidas pela venda do Grupo Big, agora concluída, o que mudou é que “o poder de decisão desceu para o Conselho do Brasil”.

Hoje, os principais executivos do Carrefour Global estão no Conselho de Administração brasileiro, incluindo o CEO Bompard, como presidente. “Enxergamos participação no Carrefour como novo investimento. Fomos bem recebidos ao vir para o Conselho”, disse Etlin.

Sam’s Club permanece

A proposta é que com a nova governança o CEO do Carrefour Brasil, Stephane Maquaire, tenha mais agilidade para a tomada de decisão e para a integração do Grupo Big.

O executivo afirmou que as bandeiras locais e a do Sam’s Club serão mantidas, enquanto outras serão convertidas em bandeiras fortes do Carrefour como o Atacadão.

“Temos agora 25% do varejo alimentar do Brasil; tornando-nos claramente líderes. Com 150 mil colaboradores, somos o maior empregador privado do País”, disse Maquaire.