O Facebook está removendo publicações com orientações sobre como conseguir pílulas para aborto por correio nos Estados Unidos. Em alguns casos, os usuários responsáveis pelas postagens também foram banidos temporariamente da plataforma. As informações são do Motherboard.

De acordo com o Motherboard, página de tecnologia da Vice, o Facebook removeu essas postagens no mesmo dia em que a Suprema Corte do País revogou o caso Roe v. Wade, decisão de 1973 que legalizou o aborto nos EUA.

+ Google vai permitir que os funcionários se mudem para estados com direito ao aborto

“Vou enviar pílulas de aborto para qualquer um de vocês. Apenas me mande uma mensagem”, dizia uma mensagem de uma pessoa que foi banida. O usuário afirmou ao Motherboard em um e-mail que postou “às 11h e fui notificado em um minuto que foi removido. Não fui notificado até tentar postar mais tarde que fui banido por isso”.

A reportagem do site tentou postar a frase “pílulas abortivas podem ser enviadas” no Facebook usando uma conta descartável. Em segundos, a publicação foi sinalizada como violando os padrões da comunidade do site por venda ilegal.

No entanto, desde 2021, centros de aborto podem trabalhar com telemedicina e enviar os medicamentos por correio e esse movimento era divulgado no Facaebook. A plataforma não respondeu aos pedidos de comentário enviado pela Motherboard.