Montadoras

 

As vendas da indústria automobilística brasileira, no mês passado, foram as melhores dentre todos os janeiros da história do setor. Pelos cálculos da Anfavea, a associação das montadoras, saíram das concessionárias 312,6 mil veículos, uma alta de 0,4% sobre o recorde anterior, no mesmo período de 2013. Embora seja animador, esse desempenho não tende a se manter ao longo do ano. Por uma boa e simples razão: as vendas de janeiro foram puxadas pela corrida dos consumidores às lojas atrás dos últimos carros em estoque com alíquota menor do Imposto sobre Pro­dutos Industrializados (IPI). Mesmo com o afrouxamento no rigor para a concessão de financiamentos pelos bancos, por conta da queda da inadimplência, a expectativa dos fabricantes é de que a indústria automotiva cresça apenas 1,1% neste ano, totalizando 3,8 milhões de unidades.

 

16.jpg

 

 


Internacionalização


Coteminas volta aos EUA

 

A mineira Coteminas, comandada por Josué Gomes da Silva, filho do falecido ex-vice-presidente José Alencar, voltará a produzir nos EUA. A informação é do jornal Valor Econômico. A companhia havia encerrado suas operações na terra de Barack Obama em 2012, como parte de um plano de corte de custos. A recuperação americana e a expansão do varejo brasileiro motivaram a empresa a rever a decisão e reativar a unidade em Hartwell, na Geórgia. Para entender a necessidade dos cortes: em 2013, até setembro, a receita da Coteminas havia atingido R$ 1,5 bilhão, com 15 fábricas. Como comparação, em 2006 a Coteminas teve R$ 4,7 bilhões de receita, com 31 fábricas. 

 

17.jpg

 



Negócios


Argentinas de cara lavada

 

As argentinas, conhecidas pelo generoso uso de maquiagem, que não dispensam nem para ir à praia, têm com o que se preocupar. A Lancôme decidiu abandonar o mercado. Com o desembarque, las hermanas terão de recorrer a sucedâneos ou importar. Em tempos de peso desvalorizado, a segunda opção é improvável.

 

18.jpg

 

 


Tecnologia


Sony deixa os laptops

 

A gigante japonesa Sony vai deixar de fabricar computadores. Na quinta-feira 6, a companhia anunciou a venda da linha Vaio de laptops para um fundo de investimento do Japão. O valor da negociação não foi divulgado. A decisão de abandonar o mercado de computadores foi justificada pelo decisão da empresa de prio­rizar televisores. Foi anunciado, também, o corte de 5 mil vagas.

 

19.jpg

 

 


Inauguração


Apple Store no Brasil

 

Acabou a novela: a primeira Apple Store no País será aberta em 15 deste mês, às 11h. A unidade será instalada no shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas pela própria companhia, que estampou a data em seu site oficial, colocando um ponto final a uma onda especulativa que se arrasta há meses. Segundo o vice-presidente financeiro da Apple, Peter Oppenheimer, a loja terá o estilo pavillion, com apenas um andar.

 

 

 

 

 

20.jpg

 

 

 

 

 

Cerveja


Acredite se quiser 

 

Algo no mínimo estranho está acontecendo no mundo das cervejas. Apesar do calor recorde registrado em todo o País, a produção de cerveja caiu 2,6% em janeiro, segundo o Sistema de Con­trole de Produção de Bebida, da Receita Federal. A explicação para esta aparente contradição está no fato de que, em janeiro do ano passado, a produção das cervejarias atingiu sua capacidade máxima, para abastecer o mercado no Carnaval, que ocorreu em fevereiro. Neste ano, a festa de Momo acontecerá em março. 

 

21.jpg

 

 


Empresas


A Nestlé emagrece

 

A suíça Nestlé está mais magra. Na terça-feira 4, a multinacional vendeu sua divisão de nutrição esportiva, dona das marcas Powerbar e Musashi, para a americana Port Holdings, a terceira no ranking de cereais matinais nos Estados Unidos. O valor do negócio não foi divulgado. Em novembro último, a companhia vendeu seu programa de emagrecimento Jenny Craig na América do Norte para um fundo de investimento americano. 

 

22.jpg

 

 

 

Propaganda


Unilever na cabeça

 

A Unilever assumiu a liderança no mercado publicitário brasileiro em 2013, segundo o Ibope Media. A marca ampliou seus investimentos em 50% durante o ano, atingindo R$ 4,5 bilhões. Com isso, superou a Casas Bahia, que reduziu as despesas com propaganda em 7%, para R$ 3,3 bilhões. O terceiro foi o desconhecido laboratório mexicano Ge­­nomma, dono de marcas como Asepxia e Cicatricure, com R$ 2,5 bilhões, que gastou mais do que o dobro de suas receitas em 2012. 

 

23.jpg

 

 

 

 

Números


R$ 190,4 bilhões - somaram os desembolsos do BNDES em 2013, alta de 22% na comparação com o ano anterior.


US$ 511,5 milhões - foi o prejuízo contabilizado pelo Twitter no último trimestre de 2013. O valor foi 58 vezes superior ao do mesmo período de 2012.

 

R$ 5,2 bilhões - É o faturamento registrado pelo grupo logístico JSL em 2013, um aumento de 17% sobre o resultado de 2012.

 

R$ 216 milhões – É o valor da multa aplicada pela Anatel à operadora Oi pelo não cumprimento de instalação de postos de atendimento pessoal em todo o País.