24/06/2024 - 13:04
Após anunciar uma nova parceria com a AliExpress Brasil, do grupo chinês Alibaba, o Magazine Luiza teve um salto de valorização em suas ações. O papel da Magalu fechou em alta de 12,28%.
Analistas de investimentos consultados pela IstoÉ Dinheiro avaliam positivamente o negócio. “O Magalu entendeu que o jogo está no crescimento do marketplace, que se tornou o carro-chefe deles nos últimos anos”, afirma a analista de varejo da Levante Investimentos, Carol Sanchez. “Então todo crescimento nesse sentido é bastante favorável e deve impulsionar vendas do 3P da varejista.”
+Magalu e Aliexpress anunciam parceria para ampliar oferta de produtos em seus marketplaces
Entenda a parceira
O termo 3P refere-se justamente ao modelo marketplace, utilizado por ambas empresas. Já 1P remete a produção e venda de produtos próprios.
A parceria das companhias ocorrerá por meio de vendas de mercadorias próprias no marketplace da parceira. Assim, a linha Choice da AliExpress será vendida no app e site da Magalu. Já as plataformas de vendas do grupo chinês receberão os produtos da linha 1P da varejista brasileira.
“Em nossa visão, a parceria é positiva, podendo ampliar o 1P do Magalu, além de melhorar o sortimento da companhia”, afirma análise da Ativa Research. “Porém, não acreditamos que apenas isto resolva a competitividade do Magalu com players como Mercado Livre e Amazon.” A Ativa manteve como neutra a recomendação de compra da ação.
Impacto na concorrência
Sanchez, da Levante Investimentos, destaca que o Magazine Luiza está em situação financeira e operacional melhor do que concorrentes nacionais como Casas Bahia e Americanas.
A analista acredita também que a parceria conseguirá ampliar as vendas no marketplace das duas empresas envolvidas, “mas principalmente do Magalu”.
A expectativa é de que as vendas da parceria estejam ao alcance dos consumidores ainda no 3º trimestre de 2024.
Segundo o CEO da Magazine Luiza, Frederico Trajano, as plataformas contam juntas com mais 700 milhões de visitas por mês, além de possuírem mais de 60 milhões de clientes ativos. “As chances de conversão dos dois canais é enorme. (…) Estamos muito animados com a potência da parceria”, disse.
As conversas para a parceria iniciaram no final de 2023 e contaram com diálogos de diversas áreas das empresas, incluindo o time de tecnologia. Informações sobre as expectativas de ganhos financeiros das companhias ainda não foram divulgadas, porém foi anunciado o objetivo é ampliar a frequência de compra em ambas as plataformas.