09/05/2017 - 17:29
A Acciona Água, em consórcio com a empresa brasileira GEL, venceu a licitação para a construção do sistema de esgotamento sanitário de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. O valor do contrato é de R$ 98,9 milhões, o que equivale a cerca de 28,6 milhões de euros.
Além das obras, o consórcio também será responsável pelo apoio operacional do sistema, que beneficiará aproximadamente 105 mil pessoas e contribuirá para a melhoria dos efluentes lançados no Rio Capibaribe.
A Acciona construirá uma estação de tratamento de esgoto (ETE) que terá capacidade para tratar 400 litros por segundo, o que permitirá o atendimento de até 197 mil pessoas, população estimada para a região em 2038, ano em que o contrato se encerra.
O sistema contará com mais de 17 quilômetros de coletores de esgoto, 1,3 quilômetro de tubulações que bombeiam o esgoto após o tratamento e quatro estações elevatórias. O contrato também engloba o projeto de toda a rede coletora e das ligações intradomiciliares da cidade.
Em nota, a Acciona informa que o projeto, licitado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), conta com financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).
“Com este contrato, a Acciona Água segue consolidando sua presença em saneamento no Brasil, onde já participou da construção da ETE Arrudas, no Estado de Minas Gerais, e da ETE Alcântara, no Rio de Janeiro”, destaca a empresa.