As ações das companhias aéreas Azul e Gol dispararam na manhã desta sexta-feira, 24, após as empresas anunciarem um acordo de codeshare que englobará mais de 150 destinos operados por elas. A parceria inclui as rotas domésticas exclusivas, ou seja, operadas por uma das duas empresas e não pela outra.

Por volta de 11h10, as ações da Azul saltavam 8,8%, a 10,72 reais, melhor desempenho do Ibovespa, que subia 0,35%. Os papéis da Gol, que não fazem parte do índice, avançavam 13,5%, a 1,43 real.

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Analistas do Itaú BBA destacaram que a notícia é positiva para a Azul porque, entre outras razões, reforça o ambiente competitivo positivo no espaço aéreo brasileiro, assim como poderá desbloquear receitas adicionais para a Azul dada a maior conectividade criada pelo codeshare.

“Observe que este acordo não depende de aprovação antitruste”, afirmaram Gabriel Rezende e equipe em relatório enviado a clientes, avaliando ainda que a notícia poderá aumentar a percepção dos investidores sobre a possibilidade de uma fusão entre as companhias aéreas.

“Dado que a Azul voa sozinha em mais de 80% de suas rotas, a combinação de seus negócios poderia desbloquear sinergias substanciais de receitas, além da economia de custos para a empresa combinada”, acrescentaram.

De acordo com o comunicado das duas empresas divulgado na noite de quinta-feira, 23, as ofertas de rotas em codeshare estarão disponíveis para venda a partir do final de junho nos canais de ambas as companhias. As rotas que são operadas por ambas as empresas não fazem parte do acordo.

Azul e Gol — que pediu recuperação judicial nos Estados Unidos — afirmaram que possuem cerca de 1.500 decolagens diárias. “O acordo vai criar mais de 2.700 oportunidades de viagens com apenas uma conexão”, afirmaram as empresas.

A aliança permitirá que as duas empresas vendam conjuntamente bilhetes em voos próprios e/ou da parceira, ampliando a conectividade de suas malhas aéreas. O acordo também vai permitir o acúmulo dos pontos ou milhas dos voos compartilhados nos programas Smiles e Azul Fidelidade, conforme a preferência do cliente.

Juntas, GOL e Azul detêm cerca de 60% do mercado brasileiro e cerca de 1.500 decolagens diárias.

Como vai funcionar o codeshare

Pontos: Os pontos e milhas referentes aos trechos do codeshare comprados nos canais digitais da outra companhia aérea – por exemplo um voo da Gol comprado no site da Azul – poderão ser acumulados no Azul Fidelidade ou no Smiles, e essa escolha é do cliente. Isso é válido tanto para voos com conexão quanto para trechos avulsos.

Check-in: O check-in deverá sempre ser feito nos canais digitais ou presencialmente nos balcões nos aeroportos da companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho no caso de voos com conexão, independentemente da companhia que vendeu a passagem. No caso de voos com conexão, o Cliente receberá todos os cartões de embarque de sua viagem no checkin.

Bagagem: O despacho de bagagens segue a mesma regra do check-in. Deve ser realizado com a companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho, e serão entregues no destino final, independente de conexão com a outra companhia.

Mudanças: Remarcações e cancelamentos das reservas devem ser tratados com a companhia que vendeu a passagem.

Mais regras: As facilidades adicionais e itens opcionais, como assentos especiais e bagagens despachadas, além de benefícios de programas de fidelidade e transporte de cargas, mantêmse sob as regras pré-determinadas por cada companhia e devem ser observadas pelos clientes.

O comunicado divulgado na noite desta quinta-feira, 23, não fala de uma potencial fusão entre as duas empresas.