16/03/2023 - 10:48
PEQUIM/HONG KONG (Reuters) – A empresa de tecnologia chinesa Baidu revelou nesta quinta-feira seu tão esperado chatbot baseado em inteligência artificial, conhecido como Ernie Bot, mas decepcionou os investidores com o uso de vídeos pré-gravados e a falta de um lançamento público, fazendo com que suas ações despencassem.
Ao contrário do ChatGPT, o rival mais famoso lançado em novembro passado como um chatbot gratuito para o público, a Baidu limitou a apresentação a breves vídeos que mostravam Ernie realizando cálculos matemáticos, falando em dialetos chineses e gerando um vídeo e uma imagem com prompts de texto.
O programa só estará disponível para teste a um grupo inicial de usuários com códigos de convite a partir de quinta-feira, enquanto as empresas podem solicitar a incorporação do bot em seus produtos por meio da plataforma de nuvem da empresa.
+ A tecnologia por trás do ChatGPT está prestes a ficar ainda mais poderosa
+ Grupo chinês Baidu anuncia desenvolvimento de chatbot de IA
As ações da Baidu em Hong Kong caíram até 10% e fecharam em queda de 6,4%, perdendo mais de 3 bilhões de dólares em avaliação de mercado.
“Então, por que estamos revelando isso hoje? Porque o mercado exige isso”, disse o CEO da Baidu, Robin Li, ao alertar que o chatbot não era perfeito.
Durante a apresentação na sede da Baidu em Pequim, que também foi transmitida ao vivo em nove plataformas, o presidente-executivo, Robin Li, alertou que não era perfeito. “Então, por que estamos revelando isso hoje? Porque o mercado exige isso”, disse.
O Baidu não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a queda das ações, mas após a apresentação publicou um comunicado dizendo que mais de 30 mil usuários corporativos se inscreveram para testar a API da edição voltada para negócios do Ernie Bot e que o tráfego no site em nuvem do Baidu disparou.
Li acenou com a cabeça para o GPT-4 durante seu discurso, dizendo que o surpreendeu com sua capacidade de resumir informações, mas alertou contra interpretar pelas lentes da geopolítica.
“O Ernie Bot não é uma ferramenta de confronto entre a China e os Estados Unidos”, disse. Até o momento, 650 empresas disseram que se juntarão ao ecossistema Ernie, acrescentou.
ChatGPT criou corrida entre empresas de tecnologia para desenvolverem chatbots:
-Uma das últimas empresas a lançar seu próprio chatbot foi o Snapchat. Chamado de “My AI”, ele estará disponível para assinantes premium do serviço, disse a empresa.
-Também o grupo chinês de comércio eletrônico Alibaba estaria desenvolvendo um possível rival do ChatGPT. A fonte da informação, no entanto, se recusou a revelar uma data de lançamento ou se o aplicativo integraria a Taobao, maior plataforma de comércio eletrônico da China.
-Um dos mais esperados, no entanto, é o chatbot do Google, que será chamado de Bard. A empresa, no entanto, publicou um anúncio afirmando que seu esperado chatbot de inteligência artificial ainda fornece respostas imprecisas.
(Por Eduardo Baptista; reportagem adicional de Josh Ye e Jason Xue)