As ações da Microsoft subiram 1,5% na manhã  desta quinta-feira, 11, tornando a gigante criada por Bill Gates a empresa mais valiosa do mundo. Superando a Apple, que mostrava retração de 0,5% nos papéis no mercado financeiro, a companhia norte-americana cresce em maio a preocupações com vendas do iPhone 15 e a demanda por smartphones.

+ Apple pode chegar a avaliação recorde de US$ 4 trilhões em 2024

No final desta manhã, o valor de mercado da Microsoft era de 2,888 trilhões de dólares, contra a capitalização de 2,887 trilhões de dólares da Apple. É a primeira vez que a empresa de Tim Cook fica atrás, as ações, cujo valor de mercado atingiu um pico de 3,081 trilhões de dólares em 14 de dezembro, encerraram o ano passado com um ganho de 48%.

Uma série de corretoras cortaram recentemente recomendações sobre as ações da Apple, diante de preocupações de que as vendas do iPhone, a maior fonte de receita da companhia, continuarão fracas, especialmente no principal mercado da empresa, a China.

“A China pode ser um obstáculo para o desempenho nos próximos anos”, disse a corretora Redburn Atlantic na quarta-feira, apontando para a concorrência da empresa com a Huawei e tensões sino-americanas que aumentaram a pressão sobre a Apple.

No acumulado de janeiro, as ações da Apple têm queda de 3,3% em comparação com valorização de cerca de 2% da Microsoft, que vem pegando carona na crescente popularidade de tecnologias de inteligência artificial.

Isso foi menor do que a valorização de 57% da Microsoft, que tem lançado ferramentas de software baseadas em inteligência artificial generativa graças à sua parceria com a OpenAI, criadora do ChatGPT.

Atualmente, Wall Street está mais positiva em relação à Microsoft. A empresa não tem recomendação de “venda” e quase 90% das corretoras que cobrem a empresa recomendam a compra das ações.

Já a Apple tem duas classificações de “venda” e apenas dois terços dos analistas que cobrem a empresa a classificam como “compra”.
Ambas as ações parecem relativamente caras em termos de preço em relação aos lucros esperados. A Apple está sendo negociada a um múltiplo futuro de 28 vezes, bem acima da média de 19 nos últimos 10 anos, de acordo com dados da LSEG. A Microsoft exibe múltiplo de cerca de 31 vezes, acima da média de 24 nos últimos 10 anos.

Com Reuters.