A Netflix adicionou na terça-feira menos novos clientes do que Wall Street esperava no primeiro trimestre e ofereceu uma previsão abaixo das estimativas dos analistas para os próximos três meses, uma vez que adiou um lançamento mais amplo de sua repressão ao compartilhamento de senhas.

As ações da Netflix caíram 7% nas negociações após o expediente antes de reduzir as perdas. A ação caiu 1,8%, para US$ 327,74. As ações de rivais de streaming, incluindo Walt Disney e Roku, caíram cerca de 1%.

+ Netflix registra lucro de US$ 1,31 bilhão no 1º trimestre

De janeiro a março, a Netflix adicionou 1,75 milhão de assinantes de streaming, abaixo das estimativas de analistas de 2,06 milhões de adições.

A empresa começou a lançar sua solução para compartilhamento de senhas em 12 países em fevereiro. A Netflix disse que mudou um lançamento mais amplo para o segundo trimestre, o que significa que não colherá os benefícios até o final do ano.

“Acreditamos que isso resultará em um resultado melhor para nossos membros e nossos negócios”, disse a empresa. Ele também disse que estava “no caminho certo para atingir nossos objetivos financeiros para o ano de 2023”.

De abril a junho, a empresa previu receita de US$ 8,242 bilhões e lucro por ação diluído de US$ 2,86. Wall Street projetava US$ 8,476 bilhões para receita e US$ 3,05 para lucro por ação diluído.

A Netflix serve como um indicador para a indústria de streaming, na qual o crescimento desacelerou à medida que a concorrência se intensificou .

Há um ano, a Netflix perdeu 200.000 assinantes – sua primeira queda de assinantes em mais de uma década, fazendo com que suas ações cambaleassem e redefinindo as expectativas de Wall Street para o setor.

A Netflix adicionou quase 9 milhões de assinantes em 2022, metade dos 18 milhões ganhos no ano anterior, com grande parte desse crescimento vindo da Ásia, observa a empresa de pesquisa MoffettNathanson. Os ganhos obtidos na Ásia e na América Latina impactaram a receita média por usuário, estimulando a Netflix a fazer mudanças em seu modelo de negócios, disse a empresa.

A empresa lançou uma versão mais barata de seu serviço com anúncios em 12 países no quarto trimestre.

A Netflix também começou oficialmente a lançar sua solução para compartilhamento de senhas em 12 países em fevereiro.

Em sua carta trimestral aos acionistas, a Netflix disse que estava “satisfeita” com o lançamento de seu esforço de compartilhamento pago e planejava um amplo lançamento neste trimestre, inclusive nos Estados Unidos.

A empresa disse que 100 milhões de lares estão compartilhando senhas, incluindo cerca de 30 milhões de lares nos Estados Unidos e no Canadá.

Se a Netflix pudesse converter 100% desses usuários de senhas, isso geraria US$ 4,4 bilhões em receita incremental, de acordo com estimativas de MoffettNathanson.

O analista de mídia do UBS, John Hodulik, escreveu que a repressão ao compartilhamento de senhas poderia muito bem alimentar o nascente negócio de publicidade da Netflix, uma vez que leva esses “compartilhadores” para a versão de preço mais baixo do serviço.