As ações da Petrobras alteram altas e baixas nesta quinta-feira, 4, em meio a rumos sobre troca no comando da estatal.

A saída de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras é “iminente”, publicou o canal de notícias CNN Brasil, citando fontes, acrescentando que o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, é cotado para a vaga. A Globonews também publicou que o presidente do BNDES é cotado para a vaga.

+ Governo aguarda informações da Petrobras para definir dividendos, diz Haddad

Por volta das 16h50, a ação PETR4 tinha queda de 0,49% e a PETR3 subia 0,71%. O Ibovespa operava em alta de 0,09%. Veja cotação. Os papéis começaram o dia em alta, avançando 2,76% no melhor momento, mas abandonaram o sinal positivo e chegaram a cair 2,58%.

Mais cedo, o jornal Folha de S.Paulo publicou que Prates pediu uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para conversar sobre ataques a ele promovidos por pessoas do próprio governo, pretendendo dar um basta na situação.

Procurada pela IstoÉ Dinheiro, a Petrobras não comentou as notícias sobre o assunto.

Prates se manifestou de forma irônica na rede social X sobre o assunto, publicando uma mensagem com a resposta “vai pra casa jantar… e amanhã… estará de volta na empresa, pois sempre tem agenda cheia” à pergunta “Jean Paul vai sair da Petrobras?”.

As notícias sobre uma eventual saída do executivo voltaram à tona após uma entrevista nesta semana do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que expôs sua relação desgastada com Prates em meio a debates sobre o pagamento de dividendos extraordinários pela empresa.

Ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo espera informações da Petrobras para definir qual posição vai defender na reunião do Conselho de Administração sobre a distribuição de dividendos extraordinários.