A aliança conservadora de oposição CDU/CSU, do candidato Friedrich Merz, lidera a corrida, à frente da ultradireitista AfD. O SPD, do chanceler federal, Olaf Scholz, tem a terceira colocação, à frente do Partido Verde.Realizadas a cada quatro anos na Alemanha, as próxima eleições federais estavam previstas para setembro de 2025. Entretanto, a votação foi antecipada para este domingo (23/02). O colapso em novembro passado da coalizão de governo do chanceler federal alemão, Olaf Scholz, acarretou a dissolução do Parlamento e a convocação de um novo pleito.

O bloco formado pela União Democrata Cristã (CDU) e seu partido irmão bávaro União Social Cristã (CSU) lidera a votação na Alemanha, confirmando o favoritismo do oposicionista Friedrich Merz, líder da CDU e candidato da aliança conservadora ao governo da Alemanha, a se tornar o novo chanceler federal do país.

O atual chefe de governo, Scholz, tem chance reduzida de conseguir se reeleger, já que seu Partido Social-Democrata (SPD) vem em terceiro lugar, atrás dos ultradireitistas da Alternativa para a Alemanha (AfD); seguido pelo Partido Verde.

Confira os resultados da apuração:

Confira abaixo a possível distribuição das cadeiras do Bundestag, câmara baixa do Parlamento alemão: