Acordar cansado e passar o dia indisposto é a realidade de muita gente. Maus hábitos, problemas fisiológicos e falta de vitaminas podem ser as causas desse desconforto. Procuramos especialistas para dar dicas de como lidar com o problema e identificar sintomas graves. A clínica Cliniafagu ajudou a destacar cinco motivos para o problema:

Não beber água

O cansaço é um dos sintomas mais comuns da escassez de água no organismo. A desidratação diminui o volume sanguíneo, fazendo com que o coração trabalhe mais para oferecer à pele e aos músculos quantidades de oxigênio suficientes. Com isso, o corpo aquece e a pessoa se sente desanimada.

Cansaço e enjoo podem ser sinais de doenças cardíacas; conheça outros “avisos”

Não fazer atividade física

Quanto menos nos movimentamos, menos queremos nos movimentar. A diminuição da atividade física regride a capacidade funcional do indivíduo. Assim, qualquer pequeno esforço começa a tornar-se desconfortável.

Exercitar-se em excesso

Quando o corpo não tem tempo para se recuperar entre um exercício e outro, ele pode entrar em estado de fadiga crônica.

Ingerir poucas vitaminas e minerais

O ferro participa do transporte de oxigênio para a produção de energia. Quando há deficiência desse mineral, o transporte de oxigênio diminui, o que afeta o desempenho físico e mental. É quando pequenos esforços se tornam extremamente cansativos.

A maior causa nutricional do cansaço persistente é a baixa ingestão de vitaminas e minerais, como ferro, fósforo, ácido fólico, potássio, vitamina B1, vitamina A, vitamina B12, vitamina C e zinco. Caso a deficiência seja detectada, uma alternativa é fazer a suplementação com a supervisão de um médico ou nutricionista.

Ficar estressado

Quando ficamos constantemente tensos, os músculos do corpo também são tencionados, o que dá a sensação de que estamos mais pesados, prejudicando a concentração e a capacidade de produção. Para lidar com o problema, convém buscar atividades relaxantes, um hobby ou, em casos mais críticos, procurar ajuda profissional.