De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) está “muito próximo” de se concretizar. A declaração foi dada em entrevista ao UOL, na qual Cravinho também afirmou que Bruxelas irá enviar ao Brasil uma missão para lidar com os últimos impasses em relação ao acordo.

A entrevista também abordou temas como a retomada de relações diplomáticas normais entre os dois países após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que Portugal não recebeu nenhuma visita oficial do presidente anterior, Jair Bolsonaro.

Segundo Cravinho, o acordo entre Europa e Brasil é um pacto com valor estratégico, principalmente diante da perda de espaço dos europeus do mercado brasileiro nos últimos dez anos.

+ Haddad afirma que tratou no G20 sobre acordo Mercosul-UE

+ Macron: acordo UE-Mercosul não é possível se América Latina violar normas ambientais

Apesar de haver progredido nos últimos anos, as tratativas tiveram impasses em questões como clima, desmatamento e cotas para as exportações brasileiras. Agora, Lula e líderes europeus querem superar essas questões e aprofundar as relações entre Europa e América do Sul, criando uma zona de comércio à parte das disputas entre China e EUA pela expansão de suas respectivas zonas de influência.