NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros de açúcar bruto na ICE subiram para o nível mais alto em 6 anos e meio nesta quinta-feira, já que a baixa produção na Índia ajudou a restringir a oferta, enquanto os preços do café robusta caíram após máximas.

Os mercados futuros de café e açúcar em Londres e Nova York estarão fechados na sexta-feira.

Os mercados de café robusta e açúcar branco de Londres também estarão fechados na segunda-feira.

AÇÚCAR

*O açúcar bruto de maio ​subiu 0,66 centavos, ou 2,9%, a 23,61 centavos de dólar por libra-peso, após atingir o pico de 23,68 centavos –o maior desde outubro de 2016.

* Operadores disseram que os fatores de apoio incluíram o fechamento mais cedo do que o normal de muitas usinas de açúcar na Índia, o que pode fazer com que a produção nesta temporada caia abaixo de 33 milhões de toneladas.

* Uma pesquisa da Reuters com traders e analistas divulgada em fevereiro tinha uma previsão mediana para a produção indiana de 34,7 milhões de toneladas para a temporada 2022/23.

* Os operadores também observaram a preocupação de que o clima quente e seco na Tailândia possa prejudicar as perspectivas de produção em 2023/24.

*O açúcar branco de maio subiu 9,30 dólares, ou 1,4%, para 673,20 dólares a tonelada, depois de estabelecer uma máxima de mais de 11 anos de 676,50.

CAFÉ

* O café robusta de maio caiu 15 dólares, ou 0,6%, a 2.299 dólares a tonelada, recuando da máxima de sete meses da sessão anterior de 2.320.

* Operadores disseram que a disponibilidade estava apertada com os suprimentos escassos no principal produtor de robusta, o Vietnã, enquanto a demanda foi impulsionada pelo aumento do uso do grão mais barato em blends em detrimento do arábica, principalmente nos países em desenvolvimento.

* O café arábica de maio subiu 3,45 centavos, ou 1,9%, para 1,836 dólar por libra-peso, atingindo uma máxima de duas semanas mais cedo.

(Reportagem de Marcelo Teixeira e Nigel Hunt)