Ferrari. Imaginar a indústria automobilística sem essa marca – que se tornou um ícone no mercado de luxo e esportividade em quatro rodas – é o mesmo que acreditar que o mundo do design será igual sem o italiano Sergio Pininfarina, criador de quase todos os modelos da empresa, desde 1950. Na terça-feira 3, aos 85 anos, ele morreu, em sua residência, em Turim, provavelmente por falência múltipla dos órgãos. “Sergio transformou algo artesanal em um negócio com reconhecimento mundial”, diz Fabio Righetto, professor de desenho industrial da Faap. De fato, desde que recebeu a responsabilidade de desenhar os carros da Ferrari, o italiano viu a companhia de Maranello aumentar a produção anual de 524 unidades, há seis décadas, para mais de 50 mil atualmente. 

 

28.jpg

A cria e o criador: Sergio Pininfarina ao lado de uma Ferrari Testarossa, lançada em 1984,

até hoje considerada um dos modelos com design mais audacioso da história da montadora italiana.

 

O talento com o lápis e o papel, no entanto, não ficou restrito a Sergio, no clã dos Pininfarina. Foi seu pai, Giovanni Battista, que criou a conceituada casa de design de automóveis Pininfarina, nos anos 1930. Sergio, formado em engenharia mecânica pela Universidade Politécnica de Turim, mergulhou nos negócios da família desde criança, passando pela presidência do conselho, em 1966, até a sua aposentadoria, em 2006. Sergio ficou famoso por aliar elegância à inovação tecnológica. Pouco antes de a crise financeira atingir a empresa, Sergio passou o comando para seu filho mais velho, Andrea, que morreu dois anos depois em um acidente de moto. 

 

Desde então, o responsável por comandar os US$ 270 milhões faturados anualmente pelo grupo é seu filho Paolo, de 53 anos. Além da Ferrari, Sergio projetou carros para a Alfa Romeo e a Maserati. São dele os modelos Ferrari Testarossa, de 1984, o Ferrari Enzo, de 2002, o Maserati Quattroporte, de 2003, e o Ferrari Scaglietti, de 2004. Outras marcas também contaram com seu talento. Com a Mitsubishi, o estúdio de design desenvolveu o conceito de sucesso SUV. Já com a Peugeot, a parceria durou mais de 50 anos, com lançamentos como o renomado 406 Couple, de 1996. “Era um gênio ‘Made in Italy’”, define Gianni Alemanno, prefeito de Roma.