A fusão entre o futebol e a cultura da moda tem ganhado cada vez mais força em todo o mundo A tendência de conectar as duas paixões, aparentemente tão distantes, está no radar das grandes marcas de material esportivo, uma vez que as camisas de futebol ganharam um novo status e novo lugar no guarda-roupa.

Antes consideradas apenas item usado apenas para torcer, as camisas de futebol se tornaram uma peça de uso cotidiano, tanto para homens quanto para mulheres. Assim como já aconteceu com os tênis de corrida, o futebol está se conectando cada vez mais com o lifestyle.

“O futebol está cada vez mais conectado com o universo da moda. Percebemos que as pessoas querem usar as camisas de futebol para sair, não só para torcer”, disse à IstoÉ Dinheiro André Svartman, CMO da Adidas.

+iFood lança Ailo, assistente de IA que permite fazer pedidos pelo WhatsApp

E a marca alemã tem aproveitado o momento. Fornecedora de material esportivo do Flamengo, a Adidas lançou no final de julho a terceira camisa do clube carioca com uma mudança sutil, mas que marca uma mudança importante no posicionamento da empresa. Diferentemente da versão do ano passado, a versão 2025 leva a logo da Adidas Originals, a marca de lifestyle da empresa.

“É uma camisa de jogo, com toda a tecnologia de jogo, absolutamente performática, mas ela tem um design que pode ser usada para o lifestyle. Não à toa, ela está sendo um sucesso absoluto para todas as idades e todos os gêneros”, disse Svartman.

Adidas futebol
Camisa 3 do Flamengo lançada pela Adidas no final de julho (Crédito: Reprodução do site da Adidas)

O futebol para a Adidas

O futebol é um dos pilares estratégicos para a Adidas, tanto do ponto de vista global quanto local. Desde 1970, a marca é a fornecedora oficial da bola da Copa do Mundo da Fifa. Com menos de um ano para o início da próxima edição, a Adidas já começou os preparativos para 2026.

No último dia 2 de outubro, a empresa lançou, em Nova York, a bola oficial da próxima copa, que acontecerá em três países (Estados Unidos, Canadá e México) e, pela primeira vez, contará com 48 seleções. Um dia depois do lançamento global, os países iniciaram uma série de ativações para registrar o momento.

Batizada de Trionda, a primeira aparição da bola no Brasil foi no Rio de Janeiro, durante um evento em que artistas pintaram a nova bola. Mas a empresa promete mais novidades. Na próxima terça-feira, 14, a Adidas lança em São Paulo um museu interativo a céu aberto na avenida Paulista, onde será contada a história de todas as bolas da Copa, desde 1970.

“Não posso me aprofundar muito, mas, neste mês, lançaremos a Arena Trionda, no shopping Eldorado (SP). Teremos experiências, produtos exclusivos, a bola e a venda das camisas de todas as seleções que a Adidas tem ao redor do mundo”, disse Svartman. Nessa lista de seleções estão México, Argentina, Jamaica, Panamá, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, entre outras

+ Obras para receber data center do TikTok no Ceará começam em 6 meses, diz ministro

Adidas futebol copa
Andre Chevis Svartman, CMO da Adidas (Crédito: Divulgação)

Localmente, além do Flamengo, a Adidas é a fornecedora oficial de material esportivo do Cruzeiro, Internacional e Atlético Mineiro. No caso do time de Belo Horizonte, a parceria irá até o fim do ano. A marca também foi durante anos a patrocinadora do Palmeiras, mas perdeu o território para a Puma, que assumiu o posto desde o início de 2025.

“Sempre estudamos clubes de diversos portes e diversas regiões. O mercado trabalha por janelas e estamos sempre olhando essas oportunidades. No momento, nenhum grande está com janela programada pelo menos até o próximo ano”, disse o executivo, quando perguntado sobre quais seriam os próximos passos no futebol aqui no Brasil.

Esporte e lifestyle

A conexão entre o futebol e a moda que as empresas de material esportivo vivem neste momento é uma espécie de derivação do que já aconteceu no mercado de running – tênis de corrida. “A corrida tem se transformado cada vez mais num esporte formador de lifestyle, esse nascimento da cultura através do esporte. Exemplo disso é o modelo Adizero Evo SL, um produto de uma família de performance, quebradora de recordes, ele é um tênis que ganhou um cunho muito importante para o lifestyle, apesar de ser desenvolvido para corridas de performance”, disse Svartman.

Ele lembra que na semana passada, a Adidas realizou pela primeira fez um desfile de moda dentro de um trem, na estação da Luz, em São Paulo, para o modelo Evo SL. Segundo o executivo, o modelo foi desenvolvido para performance, mas migrou para o universo da moda

“O movimento que, para além de uma tecnologia de performance, as pessoas começavam a buscar cada vez mais design e estilo na sua corrida e que isso, junto com a busca de conforto no dia a dia estava unindo mais as coisas, foi algo que a gente há muito tempo percebeu e começou a desenvolver produtos já mirando isso. O quando essa junção acontece, o tipo de produto que vai é um movimento um pouco mais natural, não é com todos que acontece”, conclui Svartman.