Um estudo britânico mostrou que um adulto médio passa mais de 10 anos de sua vida realizando as mesmas rotinas e rituais a cada dia, o chamado “piloto automático”.

A pesquisa, financiada pelo banco NatWest e realizado pela empresa OnePoll, ouviu 2 mil britânicos, e 25% deles admitiram que passam mais de cinco horas por dia sem pensar sobre o que estão fazendo.

+ Exercício simples queima gordura enquanto você trabalha, mostra estudo

Dessa maneira, são 1.396 horas por ano em que a pessoa admitiu estar presa a uma rotina, realizando tarefas sem ao menos pensar sobre a ação que ela está realizando.

Sem mudanças na rotina

O levantamento ainda apontou que 64% das pessoas responderam que sua rotina diária raramente sofre alterações, incluindo ações como tomar banho ou se vestir no mesmo horário, ou comer sempre o mesmo café da manhã.

Entre aqueles que se sentem presos a uma rotina, 79% afirmaram que isso os impede de alcançar seus objetivos, como desenvolver uma nova habilidade, começar uma nova carreira ou viajar pelo mundo.

Procrastinação

A procrastinação de atividades corriqueiras, como ir ao mercado, encontrar com amigos e acompanhar suas finanças, foi admitida por 51% dos participantes da pesquisa. Como resultado disso, seis entre 10 pessoas compraram livros de auto-ajuda para auxiliar em sua vida, mas a metade delas nunca chegaram a lê-los até o fim.