Private Equity

O fundo de private equity Advent quer colocar em seu cardápio a Trendfoods, holding que controla a China in Box e a Gendai, duas redes de fast-food, especializadas em culinária oriental. Fundadas pelo  empresário paulista Robson Shiba, as duas redes empregam três mil funcionários, espalhados por cerca de 200 restaurantes, presentes em 23 Estados. No ano passado, a Trendfoods faturou R$ 209 milhões.  Caso o negócio seja fechado, a Trendfoods se juntará a empresas como  Cetip, Quero Quero e Kroton, que fazem parte do portfólio do Advent. Na gastronomia, o fundo já atua com a IMC, dona das redes de restaurantes Viena e Frango Assado. 

 

52.jpg

 

 

 

Móveis


Giroflex na Copa

 

A Giroflex, fabricante de móveis corporativos, está investindo R$ 50 milhões para se adaptar às exigências da Fifa e tentar faturar um capilé com a Copa de 2014. Seu diretor, Osvaldo Cardoso Ribeiro, fechou parcerias com a polonesa Fórum  Seating e a alemã Ehein. O objetivo é a troca de tecnologia com as companhias que são consideradas referência no setor. 

 

53.jpg

 

 

 

 

Papel e celulose


Múltis na retranca 

 

A bagatela de US$ 7 bilhões é, por baixo, o total de investimentos diretos que as multinacionais do setor de papel e celulose deixaram de fazer no Brasil nos últimos 12 meses, segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). A causa é a indefinição legal provocada por um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU),  de agosto, restringindo a compra de terras por empresas internacionais. “O setor é intensivo em capital e o ciclo de produção é longo, pois a primeira colheita de eucaliptos só ocorre depois de sete anos”, diz Jean-Michel Ribieras, presidente da International Paper. “O governo tomou uma decisão para conter a especulação com terras e acabou prejudicando o setor.” 

 

54.jpg

 

 

 

 

Free shop


Dufry caça cliente

 

A suíça Dufry quer ganhar a atenção dos passageiros mais apressados nos aeroportos e aumentar as vendas em seus free shops. A ideia é enviar mensagens de celular que contenham informações sobre produtos ou serviços para os clientes em potencial que estiverem passando a uma certa distância de uma loja da rede. 

 

55.jpg

 

 

 

A cor do dinheiro

56.jpg



Fidelização


Dotz ataca em Brasília

 

A Dotz iniciou em setembro as operações do seu cartão de fidelização em Brasília. Na primeira semana, foram cadastrados 50 mil clientes com o cartão, 25% da meta estabelecida até o final do ano. Na capital federal, a Dotz  atua em parceria com 13 estabelecimentos comerciais locais e com o Banco do Brasil. Lançado em 2009, o Dotz deverá ser estendido a Florianópolis e Porto Alegre, nos próximos meses. 

 

 

 

Curtas

 

Segundo uma pesquisa da consultoria DMB, os executivos da área de finanças são os menos engajados entre os profissionais corporativos: 58,5% deles revelaram a disposição de permanecer, no máximo, três anos no emprego atual. Na média, o desejo de mudança nesse prazo entre os gestores é de 45%.  

 

O consultor Max Gehringer vai apresentar, no Fantástico, da Globo, uma série voltada a pequenas empresas, em conjunto com o Sebrae. Ele vai acompanhar o dia a dia de um salão de beleza, uma empresa de refeições e uma de limpeza, para sugerir como solucionar diferentes  dificuldades de gestão. 

 

 

Colaboraram Cláudio Gradilone, Érica Polo, José Carlos Valim e Rosenildo Ferreira