28/09/2011 - 21:00
Private Equity
O fundo de private equity Advent quer colocar em seu cardápio a Trendfoods, holding que controla a China in Box e a Gendai, duas redes de fast-food, especializadas em culinária oriental. Fundadas pelo empresário paulista Robson Shiba, as duas redes empregam três mil funcionários, espalhados por cerca de 200 restaurantes, presentes em 23 Estados. No ano passado, a Trendfoods faturou R$ 209 milhões. Caso o negócio seja fechado, a Trendfoods se juntará a empresas como Cetip, Quero Quero e Kroton, que fazem parte do portfólio do Advent. Na gastronomia, o fundo já atua com a IMC, dona das redes de restaurantes Viena e Frango Assado.
Móveis
Giroflex na Copa
A Giroflex, fabricante de móveis corporativos, está investindo R$ 50 milhões para se adaptar às exigências da Fifa e tentar faturar um capilé com a Copa de 2014. Seu diretor, Osvaldo Cardoso Ribeiro, fechou parcerias com a polonesa Fórum Seating e a alemã Ehein. O objetivo é a troca de tecnologia com as companhias que são consideradas referência no setor.
Papel e celulose
Múltis na retranca
A bagatela de US$ 7 bilhões é, por baixo, o total de investimentos diretos que as multinacionais do setor de papel e celulose deixaram de fazer no Brasil nos últimos 12 meses, segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). A causa é a indefinição legal provocada por um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), de agosto, restringindo a compra de terras por empresas internacionais. “O setor é intensivo em capital e o ciclo de produção é longo, pois a primeira colheita de eucaliptos só ocorre depois de sete anos”, diz Jean-Michel Ribieras, presidente da International Paper. “O governo tomou uma decisão para conter a especulação com terras e acabou prejudicando o setor.”
Free shop
Dufry caça cliente
A suíça Dufry quer ganhar a atenção dos passageiros mais apressados nos aeroportos e aumentar as vendas em seus free shops. A ideia é enviar mensagens de celular que contenham informações sobre produtos ou serviços para os clientes em potencial que estiverem passando a uma certa distância de uma loja da rede.
A cor do dinheiro
Fidelização
Dotz ataca em Brasília
A Dotz iniciou em setembro as operações do seu cartão de fidelização em Brasília. Na primeira semana, foram cadastrados 50 mil clientes com o cartão, 25% da meta estabelecida até o final do ano. Na capital federal, a Dotz atua em parceria com 13 estabelecimentos comerciais locais e com o Banco do Brasil. Lançado em 2009, o Dotz deverá ser estendido a Florianópolis e Porto Alegre, nos próximos meses.
Curtas
Segundo uma pesquisa da consultoria DMB, os executivos da área de finanças são os menos engajados entre os profissionais corporativos: 58,5% deles revelaram a disposição de permanecer, no máximo, três anos no emprego atual. Na média, o desejo de mudança nesse prazo entre os gestores é de 45%.
O consultor Max Gehringer vai apresentar, no Fantástico, da Globo, uma série voltada a pequenas empresas, em conjunto com o Sebrae. Ele vai acompanhar o dia a dia de um salão de beleza, uma empresa de refeições e uma de limpeza, para sugerir como solucionar diferentes dificuldades de gestão.
Colaboraram Cláudio Gradilone, Érica Polo, José Carlos Valim e Rosenildo Ferreira