SÃO PAULO (Reuters) – A Aegea Saneamento anunciou nesta quinta-feira aprovação interna para empréstimo de 19,32 bilhões de reais junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) visando financiar parte da outorga e dos investimentos relacionados às concessões de saneamento adquiridas ano passado no Rio de Janeiro.

O financiamento é de longo prazo, disse a Aegea em fato relevante, mas sem detalhar. Os desembolsos estão sujeitos ao cumprimento de certas condições precedentes, afirmou a companhia.

A Aegea, que pertence ao grupo Equipav, o investidor estatal de Cingapura GIC e à Itaúsa, adquiriu dois blocos no leilão de concessão dos serviços de saneamento do Rio de Janeiro em abril de 2021 por meio de sua concessionária Águas do Rio. Apenas essas outorgas somam 15,4 bilhões de reais.

As áreas adquiridas contemplam as regiões sul, norte e central da capital do Rio de Janeiro e 26 cidades do Estado, atendendo mais de 10 milhões de pessoas.

A Aegea disse que os contratos do empréstimo deverão ser assinados nos próximos dias e que o financiamento da outorga e dos investimentos nas concessões contarão ainda com outras fontes em fase de contratação.

(Por André Romani)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIB70Z6-BASEIMAGE