LONDRES (Reuters) – O aeroporto de Luton, na região metropolitana de Londres, suspendeu brevemente seus voos nesta segunda-feira após as temperaturas extenuantes danificarem a pista de pouso e decolagem, levando as companhias aéreas a desviarem suas aeronaves.

O aeroporto disse que sua pista foi reaberta às 14h05 (horário de Brasília), depois de os voos serem suspensos às 12h22 (também de Brasília).

O aeroporto disse em uma publicação no Twitter que os voos foram suspensos para permitir “um reparo essencial na pista, depois que as altas temperaturas da superfície provocaram uma elevação em uma pequena parcela (da pista)”.

O aeroporto, que fica a pouco mais de 50 quilômetros da região central de Londres, é utilizado por companhias aéreas como a EasyJet, Wizz Air, Ryanair e TUI.

Cerca de 14 voos que deveriam pousar em Luton foram desviados para outros aeroportos, incluindo Gatwick e Stansted, na tarde de segunda-feira, de acordo com dados da FlightRadar24.

Às 14h20 (horário de Brasília) os paineis de informações sobre partidas do aeroporto mostravam voos com destino a locais tradicionais de férias, como Grécia e Espanha, atrasados e as chegadas de vários aeroportos europeus também atrasadas em mais de quatro horas.

As temperaturas subiram acima de 37º Celsius em partes da Inglaterra nesta segunda-feira, e a previsão era de um novo recorde, acima de 38,7º na segunda ou terça-feira. Grande parte da Europa também está enfrentando uma forte onda de calor.

(Reportagem de William James e Josephine Mason)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6H0S9-BASEIMAGE