Pesquisa realizada pela consultoria Cirius aponta que o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, localizado em Confins (MG), está entre os aeroportos de médio porte mais bem avaliados do mundo em termos de pontualidade.

O aeroporto brasileiro aparece na quarta colocação e fica atrás apenas de aeroportos do Japão, país renomado pela sua pontualidade e eficiência nos transportes de forma geral.

Quadrilha passava cocaína pelo raio-x e pelo alambrado de aeroporto, diz delegado

Segundo o estudo, no mês de junho o aeroporto de Confins realizou 7.196 voos, sendo que 91,25% ficaram dentro do horário e não tiveram atrasos, ficando pouco atrás dos japoneses Chubu (95,85%), Sendai (94,20%) e de Kagoshima (93,36%).

Vale a pena observar que, dentre os quatro primeiros, o aeroporto de Confins é o que realizou o maior número de voos e também tem o maior número de rotas servidas (39), superando, portanto, o volume de movimentação dos aeroportos japoneses: Chubu realizou 4.734 voos e tem 25 rotas servidas, Sendai realizou 3.282 voos e tem apenas nove rotas servidas e Kagoshima realizou 4.550 voos e tem 17 rotas servidas.

Já entre os aeroportos de grande porte, o brasileiro melhor colocado é o de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que aparece na sexta posição com 90,83% de pontualidade. Também nessa categoria os japoneses se destacam, sendo que o primeiro colocado é o aeroporto de Osaka, com 96,38% de pontualidade.

Entre os considerados globais, com mais de 75 rotas servidas e mais de 10 mil voos mensais, aeroportos japoneses, chineses e norte-americanos dominam o ranking, com exceção do segundo colocado, o indiano Kempegowda International, e o oitavo colocado, o El Dorado International, que fica localizado em Bogotá, na Colômbia. A primeira colocação fica com o aeroporto de Haneda, localizado em Tóquio, que realizou 30.991 voos em junho e teve uma pontualidade de 93,13%.

Para considerar um voo como pontual, a Cirius avalia se o avião chegou no aeroporto em até 15 minutos do horário previsto para o pouso.