O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, só deve retomar as operações no final do ano, segundo estimou nesta segunda-feira, 3, a Fraport, a concessionária que o administra o terminal.

“Estamos atuando junto ao Governo Federal para acelerarmos a retomada do aeroporto. Estamos fazendo a nossa parte com diversas atividades já iniciadas. Se os impactos forem menores do que os previstos inicialmente, vamos torcer para que o aeroporto esteja disponível para o final do ano”, disse, em nota Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, em reunião com parlamentares gaúchos, executivos da concessionária estimam que o aeroporto volte a funcionar na segunda quinzena de dezembro.

Em nota divulgada após a reunião, a Fraport disse que trabalha para que a recuperação ocorra “da forma mais célere possível”, mas esclareceu que o processo de limpeza da pista de pousos e decolagens está apenas começando.

“A limpeza consiste em uma ampla varredura em toda a extensão das pistas, taxiways e pátios de aeronaves para a retirada de entulhos e detritos. Em paralelo, foram iniciados os testes e sondagens para avaliação da resistência do solo, desde a compactação até a pavimentação, para que tecnicamente seja possível afirmar os impactos causados pelo acúmulo de água durante as últimas semanas. Esse período de testes tem previsão de durar aproximadamente 45 dias, dependendo das condições climáticas”, informou.

Fechado no início de maio após ser inundado pelas fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, o aeroporto segue alagado. Na ausência do aeroporto na capital gaúcha, a base aérea militar de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, tem recebidos voos comerciais.

A Fraport estima que só no início de julho seja possível detalhar as necessidades de intervenções na pista do aeroporto internacional. “Em relação aos equipamentos afetados com a enchente, ainda não é possível detalhar o valor total dos danos e quais equipamentos precisarão ser substituídos ou reparados. Desde que as águas começaram a baixar, a Fraport Brasil está em contato permanente com as seguradoras para avaliação do cenário, recebendo vistorias recorrentes e realizando o inventário de todos os itens que foram impactados”, completou.