Estima-se que as viagens do fim de ano aumentarão 30% em relação a 2009. A demanda cresce mais do que a capacidade de atendimento. Enquanto o governo Lula aguarda a sucessão com Dilma Rousseff, os aeroportos vão arrastando suas agonias. E levando milhões de passageiros ao desespero. Nunca antes na história deste país se viu descaso igual. A conta pesada virá, de novo, nestas férias de verão. 

 

 

1 – Big Business

100% Diniz

 

Informações reservadas de mercado indicam que o empresário Abilio Diniz está negociando com o Grupo Casino a recompra dos 50% da participação dos franceses no Pão de Açúcar. O Casino pagou em 2005 US$ 860 milhões pela parte do Pão de Açúcar. Não se sabe o valor da negociação atual. Consul-tado, o Pão de Açúcar não confirma a informação.  

 

17.jpg

 

 

2 – Artes

Botero em São Paulo 

 

O maior artista plástico vivo do mundo, o colombiano Fernando Botero, virá a São Paulo em 15 de fevereiro, para abrir uma exposição inédita de suas belíssimas e milionárias obras.

 

18.jpg

 

 

3 – Ti ti ti

Chofer

 

Comentário nas mesas de almoço na capital paulista: um conhecido e poderoso empresário de São Paulo descobriu que estava sendo traído… pelo motorista! Abafa aqui, abafa ali, mas a notícia vazou. O casal está se separando e pelo tamanho da fortuna a história ainda vai dar muito pano para manga.

 

 

4 – Farmácias 

Recorde

 

A rede cearense de farmácias Pague Menos prevê crescimento de 21% no faturamento em 2010, superando a casa dos R$ 2,2 bilhões.Há dez anos, a receita era de R$ 262 milhões. Consolidada no Nordeste, a rede mira SP na venda de remédios com descontos para as classes C e D. Hoje, já são 37 farmácias em operação em terras paulistas.

 

 

5 – Telefonia

Disputa

 

Depois de assumir o segundo lugar em market share em São Paulo, com participação de quase 25%, a TIM acaba de conquistar a vice-liderança em alguns Estados do Norte, Nordeste e Sudeste. A operadora cresceu em cima da Claro. Na região Sul, é líder com 43% do  mercado. A TIM quer bater a marca de 50 milhões de clientes até o fim de 2010.  

 

 

6 – Moda 

De casa nova 

 

Sônia Hess, dona da camisaria Dudalina, investiu R$ 1,5 milhão para lançar, na capital paulista, uma loja conceito de 350 m² – a primeira de São Paulo –  batizada de Espaço Dudalina 595.  A novidade é que a camisaria fará um corner para marcar sua entrada no setor feminino. O soft opening da linha para mulheres já contabilizou venda de mais de 60 mil peças, em apenas dois meses. 

 

 

7 – Aos pés

De volta

 

O bilionário Thomas Bata, presidente do Grupo Bata, um dos maiores players da indústria calçadista do mundo, vai reativar suas operações no Brasil. Na década de 70, a companhia fechou sua fábrica em São Paulo, vítima da hiperinflação. Em encontro com Francisco Santos, presidente da Couromoda, o empresário suíço confirmou a presença de um grupo de compradores da Bata na feira de 2011. Em 2012, deve abrir uma loja Bata em shopping de luxo de São Paulo.

 

16.jpg

 

 

8 – Livros

Para poucos

 

Vem aí uma novidade para corintianos vips como Luiz Fernando Furlan e o governador Alberto Goldman. A Editora Toriba, capitaneada por Pedro Sirotsky e Ricardo Bornhausen, que chega ao mercado este mês, lançará em 2011 um Big Book em homenagem ao Corinthians. O livro terá 90 centímetros, vai pesar 35 quilos e custará… R$ 6 mil! Alguém se habilita?

 

 

9 – Souvenir

Peso de ouro

 

O chef Luciano Boseggia trouxe um item inusitado em sua bagagem, durante viagem à Itália: seis quilos de tartufos biancos, que custam cerca de 2,5 mil euros/kg. As trufas serão estrelas do menu degustação que será realizado em seu restaurante, o Escape Lounge. Recentemente, um tartufo raro foi arrematado por 

US$ 200 mil, em Londres. 

 

 

10 – Genéricos

Lá fora

 

A Eurofarma quer estar entre as top 3 em genéricos até 2015. O caminho? Internacionalizar seus negócios. Depois de adquirir o laboratório uruguaio Gautier e o argentino Qesada, a empresa deve anunciar a compra de uma nova fábrica no começo de 2011. Só falta Maurizio Billi,presidente da companhia, bater o martelo entre Colômbia, Bolívia e Venezuela. 

 

 

11 – Destino

Hotel Windsor Toya, Japão

 

Ter dois restaurantes com três cobiçadas estrelas Michelin não é para qualquer hotel. Aliás, só há um no mundo. É o Windsor Toya, em Toyako, província de Hokkaido, no Japão. Não é por menos que os galácticos restaurantes Michel Bras Toya Japon, o único da grife do renomado chef fora da França, e o Arashiyama Kitcho são as principais atrações do badalado hotel que faz parte do The Leading Hotels of The World. Diárias a partir de 500 euros. www.windsor-hotels.co.jp/toya

 

13.jpg

 

 

12 – Visita

Escalada

 

Michel Santschi, VP da relojoaria suíça Mido, virá pela primeira vez ao Brasil, neste mês, para celebrar a nona posição da marca no ranking nacional das maiores exportadoras de re-lógios suíços. Nunca o Brasil foi tão visitado por executivos estrangeiros.  

 

 

13 – Objeto de desejo

Out loud

 

Aparelhos com design inspirado na anatomia humana invadem o mercado com força total. A novidade da vez é o Avantgarde Trio Classico, speakers que parecem mais orelhas gigantes. Combinando arte e tecnologia, o aparelho agrada aos olhos e ouvidos. Com 1,5 metro de altura e 1,2 metro de largura, promete alta performance e definição de sons e timbres. Uma opção divertida para quem estiver pensando em trocar o home theater de casa e puder desembolsar US$ 190 mil.

 

15.jpg

 

 

14 – Entrevista

 

14.jpg

Anna Chaia, presidente da L’Occitane Brasil

 

Anna Chaia, presidente da L’Occitane Brasil, fala sobre a entrada da marca em farmácias e a importância das operações brasileiras. Veja na entrevista. 

 

Líderes – A L’Occitane continuará investindo em pontos de venda dentro de farmácias? 


Anna Chaia –  Acabamos de iniciar nossa entrada em redes de farmácias em São Paulo. A ideia é que possamos estar presentes em pelo menos 500 pontos que serão escolhidos a dedo. Será uma expansão enorme. Hoje, estamos em apenas 30 pontos. Por isso, pretendemos entrar também em unidades da Drogaria São Paulo, Drogasil e Onofre. As farmácias são centros de beleza e se tornarão cada vez mais importantes espaços de experimen-tação de cosméticos. 

 

 

Líderes – Qual o layout dos pontos de vendas?


AC – Entramos com mobiliário totalmente desenvolvido pela L’Occitane, com a cara da marca, abusando do laranja, nossa cor oficial. O projeto de cada loja é pensado caso a caso. Vamos operar de forma diferenciada. Também implantaremos o modelo shop in shop, quando a farmácia for maior. 

 

 

Líderes – Multinacionais têm investido em países emergentes, uma tendência mun-dial. O Brasil é prioridade para a L’Occitane? 


AC –  Em maio deste ano, abrimos 25% do capital da empresa na bolsa de Hong Kong. Foram captados 700 milhões de euros que estão sendo investidos integralmente em países emergentes, com foco nos Brics e México. O Brasil é prioridade sim, pelo momento econômico que vive e pelo tamanho do mercado de cosméticos. Estamos até exportando peças de publicidade feitas aqui para o resto do mundo. O faturamento em 2009 foi de R$ 102 milhões. 

Fecharemos 2010 com 30% de crescimento. 

 

 

Aprovado


EXEMPLO - Pela primeira vez desde que foi construído, no ano de 1954, o lago do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, vai passar por um processo de limpeza e desassoreamento. O trabalho inédito deve durar cerca de quatro meses. Elogiável.

 

Reprovado


CPMF – Absurda a possibilidade da recriação da CPMF, extinta em 2007, que retornou ao noticiário depois de uma declaração da presidente Dilma Rousseff, que diz estar disposta a conversar com governadores que desaprovam o fim do imposto. Lamentável. 

 

 

“Seus mais insatisfeitos clientes são sua maior fonte de aprendizado” Bill Gates

 

Com Mariana Garbin e Daniela Filomeno Pereira