O ator Bruce Willis vai se aposentar após ter sido diagnosticado com afasia, uma doença que está “impactando suas habilidades cognitivas”, informou a família de Willis em um comunicado nesta quarta-feira (30), segundo a agência Reuters.

A médica neurologista Luciana Alves explica que afasia é um distúrbio da linguagem, que afeta a capacidade de produzir, compreender e repetir a fala, além de alterações da capacidade de leitura e escrita.

“A função da linguagem conta com a participação de amplas redes neurais em muitas partes do cérebro. A área da fala de Broca está localizada no giro frontal inferior. É responsável pela parte motora da fala, ou seja, da expressão”, explica a médica.

Segundo a neurologista, um comprometimento nesta área gera a Afasia de Broca, em que a fala espontânea e a repetição são prejudicadas, apesar de a compreensão ser preservada.

As principais causas de lesões nas regiões da linguagem são o acidente vascular cerebral (AVC), tumor, abscessos cerebrais, traumas de crânio e esclerose múltipla.

+ Brasil tem média móvel de mortes pela covid abaixo de 300 pelo 8º dia consecutivo

“As afasias também podem ocorrer em doenças neurodegenerativas como a Afasia progressiva primária (APP). A principal característica da APP é a disfunção da linguagem”, afirma a médica.

“Atualmente não existem tratamentos curativos ou terapias farmacológicas sintomáticas”, completa.

Segundo o National Aphasia Association, estima-se que um milhão de pessoas, nos Estados Unidos, atualmente, tenham uma afasia e que ocorram 180 mil casos novos por ano, informou a Escola Paulista de Enfermagem, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).