Milhares de afegãos protestaram e jogaram pedras contra uma pequena base da Otan em uma localidade remota do nordeste do Afeganistão nesta sexta-feira para protestar contra o plano de uma igreja americana de queimar exemplares do Alcorão, informou a polícia local.

“Há milhares de pessoas”, afirmou à AFP o chefe adjunto de polícia da província de Badajshan, ao comentar as manifestações em Faizabad.

Vários manifestantes e policiais ficaram levemente feridos durante os protestos.

A manifestação começou após a oração que marcou o fim do Ramadã, ato celebrado com a festa de Aid El Fitr.

“Várias pessoas se uniram depois de sair de quase todas as mesquitas”, afirmou uma fonte policial.

Os manifestantes jogaram pedras contra a base da Otan, sob comando da Alemanha, e gritaram frases contra os Estados Unidos.

Esta foi a terceira grande manifestação no Afeganistão desde o anúncio de que um pastor americano pretendia queimar exemplares do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos.

O pastor Terry Jones, líder da pequena igreja evangélica Dove World Outreach Center, na cidade de Gainesville, Flórida, suspendeu temporariamente na quinta-feira o projeto de queimar 200 Alcorões.

As críticas ao plano são inúmeras, do presidente Barack Obama a países como Índia e Indonésia, o de maior população muçulmanda no mundo, passando pelo Vaticano, Irã e Iraque.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também manifestou preocupação com as possíveis consequências da queima do Alcorão.

str-sak/fp