27/07/2004 - 7:00
Nem só de cheques e de caixas automáticos vivem os clientes de bancos. Para atrair e manter os correntistas ? principalmente os mais endinheirados ? uma estratégia adotada pelas instituições financeiras é usar o charmeda arquitetura. Na busca por conciliar o espaço com o perfil da clientela, os bancos investem na concepção diferenciada dos edifícios e contratam profissionais renomados para fazer suas sedes. As agências Van Gogh, do Banco Real ABN Amro, por exemplo, têm assinatura de João Armentano, um dos principais nomes da decoração no País. A escolha de Armentano ajudou a mudar a cara das agências do Real. ?Um espaço bem planejado melhora o relacionamento com os clientes e facilita os negócios?, diz Fernando Valada, superintendente executivo do Real. Com larga experiência no traçado de casas e apartamentos, Armentano importou elementos da arquitetura residencial para o banco e substituiu o tradicional bloco de concreto por edifícios com fachada de vidro e paredes de pedra. ?Me inspirei em uma pequena caixa de jóias?, afirma Armentano.
Os arquitetos de agências se esforçam para aliar criatividade com segurança. ?O vidro e a natureza foram introduzidos na década de 80 para transmitir transparência em oposição aos antigos projetos, muito sóbrios?, afirma o arquiteto Sidonio Porto, dono de um vasto portfólio de casas bancárias. Porto aposta no estilo familiar. ?Poucas pessoas vão aos bancos, mas esta é uma forma de atrair os clientes, principalmente os de maior poder aquisitivo?, afirma. Os detalhes que sugerem solidez também são fundamentais. Essa é a proposta do prédio da Santos Asset Management, uma construção encapada por placas de aço oxidado, construída ao lado da sede do banco, em São Paulo. Edemar Cid Ferreira, presidente do banco e um admirador das artes, foi buscar um profissional diferente para criar o edifício. A missão foi entrega ao artista plástico e engenheiro Ary Perez, que se inspirou nas obras do escultor americano Richard Serra, conhecido pelo seu trabalho com aço. ?Nosso projeto não é convencional, é uma escultura?, diz Perez. Segundo o arquiteto Rogério Batagliesi, responsável pela reformulação das agências do Bradesco Prime, o varejo bancário brasileiro é inovador. Para ele, a arquitetura retoma a idéia inicial das antigas casas bancárias, organizadas para serem ponto de encontro e de negócios. ?O cliente vai pouco à agência. Quando vai, tem de ser bem recebido?, resume Batagliesi.