DINHEIRO ? Há duas semanas presidentes das principais empresas aéreas se reuniram em Brasília para disputar o espólio da Varig. Qual foi a proposta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)?
CARLOS HEBNER
? A Anac disse que haveria uma divisão por market share de caráter precário, temporário, no caso de ocorrer o fechamento da Varig. Como isso ainda não ocorreu, não foi definida a regra e eu não posso comentar. Havia uma intenção de se distribuir por market share.

DINHEIRO ? O senhor concorda?
HEBNER
? Não. Acho bastante injusto. A TAM e a GOL já vinham se beneficiando da deterioração da Varig há muito tempo. Em maio de 2005, a Varig tinha 27% do mercado e hoje está com 14%. Em um ano, perdeu 13 pontos percentuais de market share, que foram incorporados pela TAM e pela GOL. Agora é a vez das menores, para se criar um equilíbrio.

DINHEIRO ? Dá para repartir igualmente?
HEBNER
? Não vou dizer que elas vão ser do mesmo tamanho da TAM e da GOL, mas se conseguirem certos nichos de mercado haverá mais opções para os passageiros. A falta de competitividade leva ao aumento de preço. Pode levar também à perda da qualidade do serviço. É algo pernicioso. Não é bom para o mercado ter somente duas empresas operando, ainda mais num mercado do tamanho do Brasil. Pode-se dizer que existem 17 empresas no mercado brasileiro, mas a maioria delas tem uma fatia de apenas 1%.

DINHEIRO ? A Ocean Air tinha interesse em comprar a Varig, não tinha?
HEBNER
? Aconteceu que havia muitos problemas com a sucessão trabalhista e fiscal. Não havia garantias de que não herdaríamos todo aquele passivo. Essa foi a orientação dos advogados.

DINHEIRO ? E a Anac? Como tem se saído a agência nesses primeiros meses?
HEBNER
? Ela não conseguiu trabalhar. Ficou tão envolvida no processo da Varig que ainda não mostrou a que veio. O problema da Varig caiu nas mãos da agência, sem que ela estivesse preparada para esse assunto, que virou uma grande novela.

DINHEIRO ? O que dá para esperar da Anac?
HEBNER
? Que a Anac faça o papel dela, como deve ser. A Anac foi criada para corrigir as falhas de mercado, promover a concorrência e proteger os interesses dos usuários. Isso nos faz crer que a posição da Anac será de evitar que haja um duopólio. Essa é a grande expectativa que nós temos.

DINHEIRO ? O mercado hoje é competitivo?
HEBNER
? A TAM e a GOL ganharam muito com a deterioração da Varig. Agora, iam pegar a Varig e dividir entre todas as empresas pelo market share, fortalecendo as duas ainda mais. Quando um grupo de empresas chega a 85% e 90% do mercado não há mais espaço para outros concorrentes.

DINHEIRO ? Com 67% de hoje há espaço?
HEBNER
? Há. O nosso crescimento é muito bom. Nos últimos meses tínhamos 1%, mas já passamos essa marca. O nosso plano é atingir até o fim do ano algo entre 7% e 8% do mercado. Mas, se a concentração fosse de 85%, ficaria muito difícil para a nossa meta.

DINHEIRO ? Existem distorções?
HEBNER
? Sim, porque o Brasil sempre teve quatro, cinco empresas aéreas. Mas volto a afirmar que a Anac cumprirá suas funções.

DINHEIRO ? Como a Ocean Air pretende ampliar sua fatia de mercado?
HEBNER
? A Ocean Air já tinha planos de crescimento desde o ano passado. É lógico que a gente vem acompanhando o desmanche do mercado da Varig, que se acelerou nos últimos meses. Isso nos abriu uma grande oportunidade. Contamos hoje com dez aeronaves Fokker 100. E temos opção de trazer outras seis aeronaves Fokker para ocupar esse espaço que está sendo deixado pela Varig.

DINHEIRO ? E o futuro?
HEBNER
? Queremos ser líderes da América Latina. Nós fazemos parte de um grupo de empresas que decidiu comprar empresas aéreas em vários lugares, em vez de ter um hub e daqui sair para vários países. A presença forte no Brasil é muito importante para a alimentação da América Latina. É um posicionamento estratégico.

DINHEIRO ? Que rotas interessam ao grupo?
HEBNER
? A partir de 3 de julho vamos voar do Nordeste para o Sul do País e para Brasília. De Porto Alegre e Curitiba para o Nordeste, onde temos uma boa entrada no mercado. Entendemos que é importante pegar um passageiro em Aracaju e fazer com que ele chegue rapidamente a Brasília ou Porto Alegre. São rotas atendidas também por outras empresas. Logo, estamos muito focados em horário, preço, conectividade e freqüências. Só nos falta pousar em Congonhas.

DINHEIRO ? Por quê?
HEBNER
? Já estávamos com todo o processo técnico e operacional pronto na Anac. Faltava apenas a autorização final quando fomos surpreendidos com mudanças de regras. Estamos conversando com a Anac para que os nossos direitos sejam preservados.

DINHEIRO ? Que mudanças ocorreram?
HEBNER
? A Anac resolveu criar novas regras, que se encontram em consulta pública, mas achamos que precisam ser modificadas. Antes se identificavam os slots disponíveis no aeroporto, fazia-se o pedido, e depois de uma série de pontuações a empresa recebia pareceres e recebia quase que automaticamente os slots.

DINHEIRO ? E agora?
HEBNER
? Há uma série de novas exigências. Pedem índices de liquidez, coisa que não faz sentido. Eles mesmos admitem que as empresas que estão começando não podem ter nenhum índice de liquidez. Até a Secretaria de Acompanhamento Econômico já deu pareceres contrários.

DINHEIRO ? Essas novas medidas beneficiam quem está no mercado e atrapalha quem quer entrar?
HEBNER
? Em Congonhas, sim. Achamos que em aeroportos ?slotados? quem já tem mais de um terço do mercado não deveria mais participar. As empresas menores precisam se desenvolver. Do mesmo jeito que a GOL e TAM tiveram sua chance na época em que a Transbrasil e a Vasp estavam saindo do mercado, precisamos dessa chance agora.

DINHEIRO ? E a guerra de tarifas? Não gera concorrência predatória?
HEBNER
? Pode ser ou não. Existe muita oferta de preço que, quando se vai olhar, não funciona na prática ou é difícil de obter. Eu escuto pessoas que nunca conseguem comprar naquele preço. Cabe à agência reguladora, que é a Anac, trabalhar nisso, para saber se há cartel, dumping, etc.

DINHEIRO ? Os baixos preços podem ser prejudiciais para a empresa que faz a promoção?
HEBNER ?
Se não for bem trabalhado, claro. Existe uma ferramenta de gerenciamento, chamada de wide management, que permite que se ofereça um determinado preço para um número de assentos em função da ocupação. É isso que as empresas fazem. Quem fizer melhor terá grandes chances de sair na lucratividade.

DINHEIRO ? É isso que a Ocean Air faz quando oferece 90% de desconto no preço das passagens?
HEBNER ?
Estamos buscando mercado. É uma estratégia de marketing. Temos um perfil diferente. Somos uma empresa jovem. Trabalhamos com plataformas tecnológicas extremamente avançadas. Eu acompanho toda a venda que é feita a cada minuto. Fatos e dados permitem tomar decisões rápidas.

DINHEIRO ? Voltemos à Varig. Como o senhor vê a atuação do governo nessa crise?
HEBNER
? A Anac tem que agir. Por um lado ela solicita índices de liquidez para participar de uma licitação em sorteio num aeroporto. Por outro lado, não faz nada sobre uma empresa que está com o patrimônio líquido negativo há muitos anos. Ela está tentando chegar a uma solução. Se a solução foi boa ou não, é o mercado lá na frente que vai mostrar.

DINHEIRO ? Há planos para ocupar o espaço da Varig no Exterior?
HEBNER
? Estamos vendo vôos internacionais para a América Latina e África. Primeiro, temos que consolidar a posição no Brasil. Já fizemos solicitação à Anac para Bogotá, Los Angeles, Lima, Caracas. Estamos de olho na África, em especial a Nigéria, onde nós já temos alguns negócios. Acreditamos que é um mercado que dá para desenvolver bastante, por isso já estamos em negociações para trazer aviões de grande porte, como 757 e 767.

DINHEIRO ? E os funcionários da Varig?
HEBNER
? Vamos incorporá-los na parte de tripulação, do embarque, pessoal de aeroporto, e na parte de inteligência e estratégia. Já temos em vista alguns executivos da empresa.

DINHEIRO ? Tantos planos e investimentos parecem destoar de um setor em crise.
HEBNER
? Não vejo crise. A Varig vinha se deteriorando há muito tempo, econômica e financeiramente. A TAM e a GOL lançaram ações na bolsa. O mercado está crescendo a mais de 20% ao ano e demanda ferramentas mais sofisticadas. A mudança do modelo de negócios foi muito importante. Com a internet está mais fácil de comprar.