06/03/2013 - 21:00
Concorrência
A agência WMcCann será a nova dona da conta do Bradesco, um dos maiores anunciantes do Brasil, com investimento anual acima dos R$ 300 milhões. A Neogama/BBH tem contrato até março com o banco, para quem fazia campanhas havia quase 15 anos. A WMcCann se aproximou do banco ao vencer a concorrência para as ações relacionadas à Olimpíada de 2012, que levaram o slogan “Agora é BRA”. A Neogama perdeu também a conta da marca Omo, da Unilever, para a Borghi/Lowe.
Agências
Na alta roda
A agência Pereira&O’Dell, fundada em São Francisco, na Califórnia, pelo carioca P.J. Pereira com o americano Andrew O’Dell, foi escolhida como a sexta no ranking das dez melhores agências do ano pela publicação americana especializada em mídia Ad Age. Com faturamento de US$ 20,4 milhões, a empresa, controlada pelo grupo ABC, do publicitário Nizan Guanaes, conseguiu em apenas cinco anos grandes contas, como as da Intel, Burger King e Mattel.
Marketing
Corte artístico
A Victorinox, tradicional fabricante suíça de canivetes, vai selecionar dez desenhos de designers e ilustradores de todo o mundo por meio da internet. O objetivo é compor uma linha limitada de canivetes com as melhores estampas. A campanha, que pagará € 22,5 mil aos trabalhos escolhidos e que também vale para o Brasil, foi criada pela empresa alemã de design e crowdsourcing Jovoto.
Patrocínio
“Quem quer um leão?”
Além de costumar disputar importantes prêmios e levar jurados para o festival de publicidade de Cannes, o Brasil estará presente neste ano por meio do SBT. A emissora de Silvio Santos será a patrocinadora oficial da competição de Film Lions, uma das mais tradicionais do evento, que completa 60 anos.
Campanha
Sempre prontas
A Activia, marca de iogurte da Danone, dará uma viagem surpresa à praia, de helicóptero, para duas mulheres que postarem fotos provando estarem sempre prontas para tudo. Elas também precisarão responder “Por que você merece curtir um dia inesquecível?” A campanha, divulgada em blogs e redes sociais, foi criada pela agência Espalhe Marketing de Guerrilha.
Bate-papo
Lician Tomimatsu, superintendente de marketing corporativo da AIG Brasil
Uma das vítimas da crise financeira mundial iniciada em 2008, a seguradora AIG passou a utilizar desde então a marca Chartis. Neste ano, volta a usar sua antiga identidade corporativa. Lician Tomimatsu, responsável pelo projeto no Brasil, fala à DINHEIRO:
Por que voltar à marca AIG?
As pessoas costumavam chamar a Chartis de “a antiga AIG”. A recolocação da marca significa uma nova era. Fizemos pesquisas de reputação de marca no mundo todo com clientes e parceiros, que demonstraram que o nome AIG era respeitável.
Qual será o foco da comunicação?
Nos Estados Unidos, estamos veiculando propagandas de tevê enfatizando que terminamos de pagar ao contribuinte todo o empréstimo do governo e já temos lucros. Então, damos destaque à renovação.
Haverá algo especial para o Brasil?
Aqui não existe esse apelo da crise econômica. A campanha deve ser diferente, mas também voltada ao novo grito de guerra que é “Prontos para o amanhã”.