PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 1,4% no 1º trimestre, na comparação com o ano anterior, indicando uma aceleração da economia em relação aos trimestre anteriores.

O avanço foi puxado principalmente pela agropecuária, que teve expansão de impressionantes 12,2%. Os serviços tiveram alta de 03%, enquanto a indústria teve queda de 0,1%.

“A agropecuária está sendo favorecida pelas condições climáticas favoráveis e conta com uma baixa base de comparação do ano passado. É esperada uma safra recorde de soja, nosso produto agrícola mais importante”, disse a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Veja abaixo o desempenho dos principais componentes do PIB:

  • Serviços: 0,3%
  • Agropecuária: 12,2%
  • Indústria: -0,1%
  • Construção: -0,8%
  • Comércio: 0,3%
  • Informação e comunicação: 3%
  • Consumo das famílias: 1%
  • Consumo do governo: 0,1%
  • Investimentos: 3,1%
  • Exportações: 2,9%
  • Importação: 5,9%
Divulgação/IBGENo setor industrial, as indústrias de transformação e construção tiveram quedas de 1% e 0,8%, respectivamente, afetadas pelos impactos dos juros elevados.

Entre as atividades de Serviços, que têm peso de aproximadamente 70% da economia do país, houve crescimento em Informação e comunicação (3%), Outras atividades de serviços (0,8%), Atividades imobiliárias (0,8%), Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,6%) e Comércio (0,3%). Registrou-se estabilidade nas Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (0,1%) e queda em Transporte, armazenagem e correio (-0,6%).

“O grande destaque dentro dos Serviços tanto na taxa interanual como contra o 4º trimestre de 2024 foi a atividade Serviços de Informação e Comunicação, especialmente devido ao aumento de Internet e desenvolvimento de sistemas. Essa atividade cresceu mais de 38% desde a pandemia”, destaca Palis.

Consumo das família segue forte

Pelo lado da demanda, o consumo das famílias se manteve como o principal motor do PIB. A despesa de consumo das famílias cresceu 1%. Os investimentos medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo tiveram alta de 3,1%, enquanto a Despesa de Consumo do Governo (0,1%) registrou estabilidade.

No setor externo, tanto as Exportações de Bens e Serviços (2,9%) quanto as Importações de Bens e Serviços (5,9%) cresceram, ambas em relação ao quarto trimestre de 2024.

A taxa de investimento ficou em 17,8% do PIB no 1º trimestre, acima dos 16,7% do primeiro trimestre de 2024. Já a taxa de poupança foi de 16,3%, superando os 15,5% do mesmo trimestre de 2024.

Divulgação/IBGE