22/08/2012 - 21:00
Campanha
O cantor paranaense Michel Teló se transformou em chinês para um novo anúncio televisivo da Brahma. “Agora que está na moda ser brasileiro, eu acordei chinês?”, pergunta o artista, na bem-humorada propaganda criada pela agência Africa e produzida pela BossaNovaFilms. De olhos rasgados, ele se preocupa sobre como vai se adaptar a uma cultura em que o futebol dá lugar ao tênis de mesa como esporte nacional. O intérprete do sucesso mundial Ai Se Eu Te Pego só percebe que tudo não passa de um sonho quando descobre, para o seu desespero, que a cerveja local é a Blahma.
Garoto-propaganda
Imagem de craque
O rei do futebol Pelé assinou contrato para que a empresa de mídia MediaCom, do grupo WPP, negocie mundialmente os direitos de uso de sua imagem até 2016. Com isso, a Legends 10, empresa do atleta do século, se limitará, pelo período, a cuidar apenas dos acordos não comerciais do ex-jogador, como a sua relação com a Fifa.
Filme
Empresário e ator
O empresário paulistano Romero Rodrigues, fundador do site Buscapé, é o novo garoto-propaganda da Nextel. Ele fará parte da série de filmes da operadora de telecomunicações, criados pela agência Loducca, que mostra personagens de sucesso com os amigos e familiares que os apoiaram em suas carreiras.
Publicidade
Corta até metal
Mais uma com toque oriental: lembra-se do famoso infomercial das facas Ginsu, prometendo que elas poderiam cortar qualquer coisa? Uma nova propaganda da Visa, produzida pela AlmapBBDO, fez uma engraçada paródia para divulgar os cartões Ourocard Visa. No filme, um japonês vestido de sushiman usa o cartão para fatiar televisores e notebooks, em uma alusão à possibilidade de pagamento por parcelas.
Olimpíada
Rio, cidade olímpica
Logo após a cerimônia de encerramento da Olimpíada de Londres, foi divulgado um clipe da música oficial dos Jogos no Rio de Janeiro, produzido pela Pindorama Filmes. Composta pelos sambistas Arlindo Cruz, Rogê e Arlindo Neto, a música é cantada por artistas como Zeca Pagodinho e Martinho da Vila. Também estão presentes no vídeo atores e atrizes como Fernanda Montenegro, Carolina Dieckmann e até a escritora Nelida Piñon.
Bate-papo
Martin Montoya, presidente da WMcCann
A agência incentivou todos os seus funcionários a passar um dia fora do escritório para conhecer melhor a classe C. O executivo conta os desafios de trabalhar com esse público:
Por que fizeram essa pesquisa de campo?
O mercado tem há muitos anos uma percepção errada da classe C. Assume-se que ela é formada por pessoas sem inteligência e, por isso, faz uma comunicação simplória. Fomos a campo porque falta muita informação para as empresas sobre essa camada da sociedade e as agências precisam tomar a iniciativa de fazer algo.
Como as agências podem se comunicar com esse público?
A máxima aspiração da propaganda deve ser fazer parte da cultura popular. Às vezes, vamos refleti-la. Em outras, influenciá-la. Mas devemos admitir que não estamos simplesmente vendendo sabão.
Como vê os erros das marcas em se comunicar pela internet?
A propaganda é como o golfe. Você não deve tentar acertar o buraco na primeira tacada. É um jogo de aproximação. Uma campanha ruim não vai acabar com uma marca. O publicitário sempre alegou ter a fórmula secreta. Mas, se até um médico trata os pacientes por meio de tentativa e erro, por que não podemos fazer o mesmo?