A Air France-KLM informou nesta quarta-feira que teve lucro de 41 milhões de euros no segundo trimestre, o que reverteu um prejuízo de 79 milhões de euros em igual período do ano passado. O lucro operacional da empresa, de 317 milhões de euros, superou a expectativa dos analistas. Às 10h20 (de Brasília), a ação dela subia 0,54% na Bolsa de Paris.

Ainda assim, a Air France informou que incertezas geopolíticas e econômicas têm segurado o preço das passagens, o que contrabalança o benefício com gastos menores com combustível neste ano. Maior companhia europeia em tráfego, a Air France disse que suas vendas no segundo trimestre caíram para 6,2 bilhões de euros (US$ 6,8 bilhões).

Uma queda de quase 30% nos custos com combustível no período ajudou a empresa a registrar lucro líquido. A conta da Air France com combustível deve ficar em 4,6 bilhões de euros neste ano, 1,6 bilhão de euros abaixo do total do ano passado.

O diretor financeiro da empresa, Pierre-François Riolacci, afirmou que os ataques terroristas ocorridos na Europa, “mas especialmente na França, é claro que prejudicam a França como destino”. O país sofreu uma onda de ataques terroristas ao longo do último ano, entre eles o ocorrido em 14 de julho em Nice, que deixou 84 mortos. Os ataques do tipo em geral provocam uma grande queda na venda de passagens, que pode levar meses para se recuperar.

A Air France teve de lidar também com uma greve de pilotos em junho. Além disso, parte da tripulação dos aviões da empresa realiza uma paralisação desde esta quarta-feira até 2 de julho. A empresa disse que o custo da paralisação desta semana deve superar o da greve dos pilotos de junho, que ficaram em quase 40 milhões de euros. Ao mesmo tempo, a companhia deseja adotar medidas de corte de custos para se tornar mais competitiva diante de concorrentes fortes. O executivo-chefe da Air France, Jean-Marc Janaillac, no cargo há três semanas, disse que buscará “restaurar a confiança” dos funcionários, mas apontou que “nossa competitividade é insuficiente”. Fonte: Dow Jones Newswires.