Hélcio Tokeshi será o novo secretário da Fazenda do Estado de São  Paulo a partir desta quinta-feira, dia 1º de setembro. O governador  Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta terça-feira, 30, a decisão de  substituir Renato Villela na pasta.

“Quero agradecer o empenho e determinação do Renato Villela, que fez  um excelente trabalho e nos ajudou a encontrar soluções diante de um  cenário de retração da atividade econômica com consciência da  responsabilidade fiscal do Estado”, afirmou o governador, em nota à  imprensa.

Economista com doutorado pela Universidade Berkeley (Califórnia,  EUA), Tokeshi, nascido em Piracicaba (SP), tem no currículo passagens  por Banco Mundial, Ministério da Fazenda, Centro Brasileiro de Análise e  Planejamento (Cebrap), McKinsey & Company e EBP (Estruturadora  Brasileira de Projetos).

Villela assumiu a Fazenda de São Paulo em janeiro de 2015, cadeira  que era de Andrea Calabi. Carioca formado pela PUC-Rio, Villela foi  diretor adjunto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),  secretário adjunto do Tesouro Nacional e subsecretário de Fazenda da  prefeitura do Rio.