27/08/2018 - 9:48
Tente se lembrar do último grande filme de George Clooney. Talvez mais fácil que isso seja lembrar de suas propagandas para a marca de cápsulas de café Nespresso. Apesar da carreira de ator de Clooney não andar muito agitada, o mesmo não pode se dizer em relação a sua atuação como empresário.
Na mais recente edição da famosa lista da Forbes de atores mais bem pagos do mundo, o ator apareceu na primeira posição da lista com um faturamento de U$ 239 milhões, quase o dobro do segundo lugar, Dwayne “The Rock” Johnson, com faturamento de U$ 124 milhões entre julho de 2017 e julho de 2018.
Mas enquanto o segundo está a todo momento estrelando filmes, o primeiro está longe dos longa metragens desde 2016. O faturamento de Clooney é explicado por outra área: a de bebidas.
Em 2013, o ator junto com dois outros sócios fundaram a Tequila Casamigos. Em 2017, a marca foi adquirida pela gigante do setor, Diageo, por US$ 1 bilhão, o que representou US$ 233 milhões para Clooney, que não precisou decorar uma fala para se tornar o ator que mais faturou no último ano.
Na esteira do faturamento recorde do ator, trouxemos outras celebridades que foram além da profissão que os fizeram famosos e se tornaram empresários de sucesso – ao ponto de seu faturamento na profissão “alternativa” ter ultrapassado sua vocação inicial.
Kobe Bryant
O astro dos Lakers se aposentou com um faturamento total ao longo de sua carreira da NBA de U$ 680 milhões. Porém, mesmo fora das quadras, Kobe continuou os investimentos. Seu grande case foi a BodyArmor, empresa que produz isotônicos e que tem como grande garoto propaganda Bryant.
O ex-jogador investiu US$ 6 milhões na marca há quatro anos, hoje esse dinheiro se tornou US$ 200 milhões. Além disso, a Coca-Cola comprou uma parte da empresa e tem planos de expandi-la para rivalizar com a Gatorade, hoje líder do mercado e controlada pela rival Pepsico.
Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank
Os dois são o power couple empreendedor do Brasil. Juntos, os dois se tornaram um casal queridinho das agências de publicidades, além de serem donos de uma série de empreendimentos: uma pousada em Fernando de Noronha, point de nove entre 10 celebridades que visitam o arquipélago. São sócios da rede de hamburgeria Burger Joint, uma pizzaria, um restaurante de comida orgânica e uma marca de artigos de decoração. Nos esportes, foram fundadores do evento Fight2Nite, de MMA, além de uma academia de crossfit no Rio de Janeiro.
Jessica Alba
Assim como George Clooney, Jessica Alba é outra figura de Hollywood há tempos longe das telas. Mas fora delas, fundou a The Honest Company, empresa de cosméticos, artigos de limpeza e produtos de beleza que prega o consumo ético. Em 2016, a empresa atingiu valor de mercado de US$ 1 bilhão em um momento em que a proposta da marca ainda era inédita.
Em 2017 a empresa enfrentou problemas por conta de uma crescente concorrência, não conseguindo aumentar suas vendas. Após período de estabilização, ela se manteve pouco abaixo de US$ 1 bilhão de valor de mercado
Jay-Z
Não bastasse ser um dos maiores rappers de sua geração, Jay-Z criou um verdadeiro império ao ponto de ter que abrir mão de um de seus negócios para poder manter outro. Quando o time de basquete Nets se mudou para o Brooklyn, o artista se tornou um dos donos da equipe, porém como tinha (e tem até hoje), uma agência gerenciador da talentos, a Roc Nation – que representa Rihanna, Kevin Durant, Shakira, Jerome Boateng, Claudia Leitte e muitos outros – teve que abrir mão da equipe de basquete por conta do conflito de interesse.
Mesmo assim, o rapper ainda tem controle, além da agência, do serviço música via streaming Tidal, a gravadora Roc-A-Fella Records, um serviço de “Uber” para jatos privativos e a marca de Champagne Armand de Brignac, considerada por muitos especialistas a melhor do mundo