28/11/2020 - 0:09
A empresa ferroviária estatal alemã Deutsche Bahn e a empresa de energia Siemens Mobility anunciaram em comunicado que vão lançar um trem regional e um posto de gasolina movido a hidrogênio.
O sistema visa substituir os trens a diesel atuais operando em rotas regionais e reduzir as emissões de CO2. A ferrovia a hidrogênio será colocada à prova por um ano.
+ Bentley vai fabricar apenas carros elétricos dentro de 10 anos
+ Carros elétricos têm que percorrer 80.000 km para serem ecológicos
O protótipo a ser construído pela Siemens Mobility é baseado no trem elétrico Mireo Plus, terá dois vagões e será equipado com um moderno motor a hidrogênio desenvolvido recentemente.
A ferrovia do hidrogênio terá alcance operacional de até 600 quilômetros. Segundo a empresa, outras vantagens desse modelo são os custos de manutenção e reparo e velocidade máxima de 160 quilômetros por hora.
Por sua vez, a estatal alemã está desenvolvendo um novo tipo de posto que pode reabastecer o trem com hidrogênio no mesmo tempo que leva para abastecer com o diesel. Eles afirmam que o novo motor a hidrogênio economizará cerca de 330 toneladas de CO2 em um ano.