A Alibaba, gigante chinesa de tecnologia e dona da AliExpress, anunciou neste domingo, 23, que decidiu não integrar o processo de recompra de ações da afiliada Ant Group. Contudo, a Alibaba manterá sua participação acionária, totalizando posse de 33% dos ativos, na empresa, informou em comunicado à Bolsa de Hong Kong.

O anúncio ocorreu logo após o Ant Group finalizar uma assembleia de acionistas, na qual os investidores aprovaram, entre outras coisas, uma “proposta de recompra de ações de todos os seus acionistas até 7,6% de sua participação acionária”, segundo a Alibaba.

Em comunicado, a empresa aconselhou que investidores “exerçam cautela” ao gerenciar seus ativos no grupo chinês.

Histórico

A Alibaba anunciou no mês passado que substituirá em setembro seu atual presidente e diretor executivo, Daniel Zhang, enquanto o grupo passa por uma reestruturação.

Fundada pelo carismático empresário Jack Ma, a empresa pioneira em e-commerce na China foi por muito tempo uma história de sucesso em seu país. Mas, nos últimos anos, o grupo enfrentou dificuldades sem precedentes devido ao crescente controle de Pequim sobre o setor de tecnologia.

Após vários meses de turbulência, a Alibaba anunciou em março que se dividiria em seis grupos empresariais em uma das maiores reformas de uma companhia de tecnologia chinesa até o momento.