13/07/2020 - 11:36
A Allianz concluiu a aquisição das operações de automóvel e ramos elementares da SulAmérica. O valor do negócio é de R$ 3,2 bilhões, o maior investimento da companhia alemã no Brasil. A transação visa ampliar a oferta de serviços e aumentar a presença geográfica da Allianz no País e atingir faturamento de R$ 7 bilhões no ano de 2020, ante R$ 3,3 bilhões no ano passado.
Segundo o CEO da seguradora no Brasil, Eduard Folch, com a aquisição, 75% dos prêmios passam a ser originados pelo segmento de automóveis, com uma frota segurada de 2,6 milhões de unidades, das quais 1,6 milhão vindos da SulAmérica.
Além das linhas de negócios, a Allianz vai incorporar o capital intelectual, sistemas tecnológicos, canais de distribuição e todos os outros ativos e passivos. A operação dá sequência ao acordo entre as empresas anunciado em agosto de 2019.
“Passamos a ser o segundo no ranking em seguros de automóveis, com aproximadamente 14% do mercado. E compramos não só a carteira, mas toda a operação, inclusive estrutura tecnológica e relação com corretores. São cerca de 1,7 mil funcionários da SulAmérica incorporados pela Allianz”, explica Folch.
Este ano, entre janeiro e maio, a Allianz acumula prêmios em seguros de automóveis de R$ 833,6 milhões, aumento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2019. Enquanto isso, o mercado em geral amarga queda de 7,5% na mesma base de comparação, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
+ Superintendência do Cade aprova operação entre Allianz e Sul América Seguros
+ Sulamérica vende operações à Allianz por R$ 3 bi e ganha fôlego para crescer
Com a finalização desta operação, que foi anunciada em 23 de agosto do ano passado, a SulAmérica vai concentrar seus negócios nos seguros pessoais ligados a saúde, odontologia, vida, previdência e investimentos.
Com a transação, a Allianz terá mais de 100 filiais e 30 Centros Automotivos Próprios (C.A.S.A) em todo o País. A companhia também terá maior capacidade de distribuição, com acesso a um total de 27 mil corretores, 62 assessorias e parcerias adicionais com instituições financeiras.
Em outros produtos dentro do segmento de ramos elementares, a Allianz passa a ser a primeira no ranking de seguro condomínio, somando mais de 100 mil contratos com pequenas e médias empresas, e 550 mil imóveis com seguro residencial. Este último produto é um dos que apresentam maior ritmo de crescimento dentro da Allianz.
No ano passado, os prêmios cresceram quase 72% em relação a 2018 e, no acumulado até maio deste ano, houve um avanço de 41%. Em todo o mercado, segundo dados da Susep, o crescimento dos prêmios foi de 5,8% no ano passado, enquanto neste ano o produto registra queda acumulada de 5%.
Segundo Folch, ainda é grande o potencial de crescimento do seguro residencial no Brasil. “Este deveria ser o primeiro seguro adquirido pelas pessoas. Na Europa, já é um produto bem consolidado, presente entre 85% a 90% das casas”, explica.