19/01/2022 - 19:18
Pelo menos quatro estados brasileiros estão com mais de 80% de ocupação no leito de UTIs nos hospitais nesse começo de ano por conta da variante ômicron do coronavírus em combinação com os casos de influenza. O levantamento é da Folha de S.Paulo.
Esta terça (18) foi o dia que o país mais registrou casos desde o começo da pandemia: foram 140.342 casos. Apesar do número de mortes seguir abaixo do pico da pandemia, as ocupações em UTIs já registram proximidade com o mês de junho do ano passado.
+Cidade que teve vacinação em massa não tem nenhum paciente em UTI
Ceará e Goiás estão com 87% dos leitos públicos para pacientes graves ocupados. Já Pernambuco e Espírito Santo têm, respectivamente, 86% e 80% de ocupação.
O governo pernambucano já confirmou que vai abrir novos leitos para pacientes com síndrome respiratória aguda grave no estado. Goiânia anunciou o cancelamento do carnaval de rua. Muitos estados também estão tomando medidas mais restritivas com relação a eventos privados e entrada em estabelecimentos como restaurantes e bares.
Muita gente também vem enfrentando dificuldades em conseguir testes. Por conta da alta demanda no Recife, quem procura por testes gratuitos em postos de saúde pode levar até quatro horas na fila. Em todo o país as pessoas estão com dificuldades em encontrar testes até mesmo em laboratórios privados e farmácias. A Anvisa se reuniu nesta quarta-feira para avaliar a comercialização dos autotestes, mas solicitou mais informações ao Ministério da Saúde para chegar a uma decisão.
O estado do Amazonas, que sofreu com falta de oxigênio no final do ano passado, está com 77% das UTIs públicas ocupadas. Segundo a secretaria de saúde, a capital Manaus teve 2.493% de aumento nos casos diários entre os dias 1º e 13 de janeiro.