O mercado de luxo no Brasil há tempos não se limita a itens de alto valor que denotam status, caso de joias, relógios, carros e bebidas sofisticadas. Ele vem ocupando também alguns dos espaços de maior intimidade dos consumidores. A cama, inclusive. Quem deseja dormir envolto nos melhores lençóis e colchas, contudo, ainda encontra poucas opções entre marcas nacionais. Foi para melhor atender a essa demanda latente que a Altenburg, fundada há 102 anos em Blumenau (SC) por imigrantes alemães, criou a divisão Altenburg Haus, dedicada a coleções de altíssimo padrão.

Na quinta-feira (7), a marca lançou sua quarta coleção, intitulada Tempo Vivo, na galeria de arte Ricardo Von Brusky, em São Paulo. Segundo o presidente Tiago Altenburg, a ideia da coleção é incentivar a vivência do tempo como uma experiência de autocuidado.

“É preciso dar uma pausa. Pensar na qualidade e não somente na quantidade de tempo”, afirmou. Em uma palavra: desacelerar. Algo necessário para promover o bem-estar.

(Divulgação)

Criada em 2020 como uma divisão premium da holding familiar considerada uma das maiores indústrias têxteis do País, a Altenburg Haus ganhou uma estrutura independente, mas ainda carrega o sobrenome da marca mãe.

“É uma forma de impulsionar a Haus, que um dia poderá prescindir do nome Altenburg”, afirmou Tiago.

• A empresa centenária do qual ele é o quarto presidente tem hoje quase 2 mil funcionários, quatro plantas no Brasil e uma no Paraguai, e está presente em mais de mais de 10 mil pontos de venda, além do e-commerce próprio.

• Com 15 lojas próprias, a Altenburg é ainda a maior produtora de travesseiros do Brasil.

• A cada mês, 1,6 milhão de produtos da marca são comercializados no Brasil e América Latina.

• No caso da Altenburg Haus, que representa apenas 1% do resultado total (número que sobe para 20% no mix de produtos das lojas próprias), somam-se ao foco em design, conforto, qualidade e uma abordagem mais sustentável.

Para a gerente de produto Patricia Higino, a preservação ambiental é um dos pilares fundamentais da marca. Isso pode ser notado desde as embalagens, em forma de bolsas sustentáveis e com vida útil mais longa que as habituais, em plástico. “Os materiais são todos nobres, de origem natural e renovável”, afirmou Higino.

A marca é também a única do mercado brasileiro na qual todos os produtos têm o selo Oeko-tex®, que atesta não serem tóxicos nem para o usuário e nem para o meio ambiente.

Tiago Altenburg, presidente da empresa que leva seu sobrenome, e peças da Haus, marca criada em 2020 para atender o mercado de luxo com itens mais perenes e sustentáveis (Crédito:Divulgação )

Assim como já ocorre na Alterburg, a linha de alto padrão permite compor a decoração da casa com jogos de cama, colchas, capas de edredom, almofadas, mantas, roupão, peças para banheiro, tapetes e cestos decorativos.

A diferença é que os materiais são importados, com produtos de 300 e 400 fios em algodão e linho, bambu e seda.

O destaque da coleção Tempo Vivo é a seda Mulberry, considerada a melhor do mundo. Ela é produzida por insetos que se alimentam apenas de amoras brancas, tornando as fibras da seda longas e vibrantes, chegando até a um quilômetro de extensão.

Coordenadora de estilo da Altenburg Haus, Pâmela Klug disse que a escolha do material não foi aleatória. “Apesar do aspecto delicado, é um produto muito resistente. Além disso, os extratos da seda são facilmente absorvidos pela pele, o que faz uma reparação durante o sono.”

Trata-se de um dos itens com maior valor agregado da coleção, com o conjunto de lençóis e colcha chegando a R$ 35 mil. São apenas unidades. Para quem não precisa de tanto, a linha bambu é outra grande aposta da coleção. Segundo Klug, “nos últimos anos, todos os produtos se esgotaram rapidamente”, disse, atribuindo o sucesso aos diferenciais dos produtos das coleções Haus.

MINIMALISMO

Enquanto a tônica natural do mercado de luxo para cama e banho é de produtos clássicos, a linha premium da Altenburg é mais minimalista. “Não são datados e sim perenes, com um tempo de vida longo, o que também é mais sustentável”, afirmou. “Os itens não seguem uma moda ou tendência. Seguimos o padrão Haus mantendo a atemporalidade com novas coordenações e combinações que permitem fazer um mix com outras coleções da marca”, afirmou.

O catálogo é composto por peças com uma cartela de cores neutra e de fácil coordenação. “São jogos de cama e colcha não combinados e que não estão presos a peças únicas, possibilitando ao consumidor fazer suas próprias escolhas de acordo com seu estilo”, disse Klug.