31/03/2004 - 7:00
Há um movimento inédito na história da Multibrás, dona da Brastemp. A partir do Brasil, a empresa está desenvolvendo um novo conceito de negócios que vem deixando boquiaberta a concorrência: o aluguel de eletrodomésticos. É isso mesmo. A companhia acostumada a vender milhares de geladeiras, fogões e microondas, líder do mercado nacional, se prepara para estrear no setor de serviços. Escolheu purificadores de água para o primeiro teste. Por uma taxa mensal que varia entre R$ 39 e R$ 51, o consumidor terá não só o aparelho mas a assistência técnica da Brastemp. É o primeiro serviço de purificação de água por assinatura. ?O consumidor não é obrigado a desembolsar de uma vez uma quantia enorme por um purificador, não fica a mercê dos pesados galões de água e nem precisa ir ao supermercado comprar garrafas d’água?, diz Carlos Gracias, gerente geral de novos negócios da Multibrás. Por trás do projeto, há um mercado bilionário. Juntos, os segmentos de água engarrafada e de purificadores movimentam US$ 1,3 bilhão no Brasil. ?Esperamos ter, em breve, cerca de 50% dos dois mercados somados?, prevê Gracias.
A empresa investiu US$ 1 milhão no projeto, incluindo pesquisa, tecnologia, desenvolvimento dos equipamentos e marketing. Para transformar a indústria numa prestadora de serviços, Gracias tinha um desafio: tentar utilizar ao máximo a estrutura já existente na Brastemp. Os purificadores estão sendo produzidos na fábrica de Joinvile (SC), onde a empresa faz geladeiras. ?Usamos máquinas que estavam ociosas?, conta Gracias. Foram necessárias pequenas adaptações na linha para produzir a carcaça dos purificadores. O dispositivo interno, que filtra a água, é importado do fornecedor americano Cuno ? velho parceiro da Brastemp no segmento de refrigeradores. A parte de manutenção foi entregue à rede de assistência técnica já existente. Com um detalhe: a Brastemp contratou especialistas para ensinar aos técnicos o novo ofício. Faltava só avisar ao cliente. Gracias montou quiosques de demonstração em shoppings e colocou o call center de prontidão.
Os testes começaram em janeiro desse ano, na cidade de Ribeirão Preto, na Baixada Santista e em Campinas (SP). Em pouco tempo, o aluguel de purificador conquistou 19 mil clientes. Mas isso é pouco: agora a Brastemp quer a capital paulista. Com o novo serviço, a empresa quer, em dois anos, somar US$ 650 milhões ao seu faturamento anual, hoje de R$ 1,6 bilhão. As pretensões da Brastemp são audaciosas, mas Gracias fez as contas e jura que a meta é viável. ?Uma família ou uma pequena empresa consome em média quatro galões por semana. Isso pode custar R$ 60 por mês?, explica. ?Vamos oferecer um serviço melhor e mais barato?.