11/06/2019 - 9:26
A Amazon superou o Google e a Apple e se tornou a marca mais valiosa do mundo, com US$ 315,5 bilhões, segundo o ranking Top 100 Most Valuable Global 2019, das consultorias Brandz e WPP . A produtora do iPhone vem em segundo lugar, avaliada em US$ 309,5 bilhões, enquanto o império do site de buscas deixou a liderança de 2018 para ficar na terceira colocação, com US$ 309 bilhões.
Essa é a primeira vez em 12 anos que o Google ou Apple não aparecem no todo da lista. Segundo a Brandz, a Amazon ultrapassou as duas ao valorizar 54% em relação ao seu valor de marca do ano passado com uma estratégia de variação de serviços.
“O fenomenal crescimento de valor de marca da Amazon de quase US$ 108 bilhões no ano passado demonstra como as marcas estão menos ancoradas em categorias e regiões individuais”, afirmou a chefe-global da Brandz, Doreen Wang.
A lista é composta apenas por empresas com capital aberto ou que divulgam seus relatórios de lucros periodicamente. Os organizadores fazem um cruzamento da análise de especialistas de mercado com entrevista com 3 milhões de pessoas em todo o mundo.
Das dez companhias mais bem avaliadas, oito são do segmento tecnológico, como a Microsoft, na quarta colocação e as chinesas Alibaba (7ª) e Tencent (8ª). Destoam do grupo as marcas da Visa (5ª) e McDonald’s (9ª).
O presidente da BrandZ, David Roth, afirmou que as companhias que se destacaram foram as que apresentaram formatos inovadores e diferenciados. “As marcas precisam entender o valor que esse tipo de modelo pode criar e abraçar sua abordagem para ter sucesso no futuro”, disse.
As 10 marcas mais valiosas do mundo 2019
1ª – Amazon – US$ 315,5 bilhões
2ª – Apple – US$ 309,5 bilhões
3ª – Google – US$ 309 bilhões
4ª – Microsoft – US$ 251,2 bilhões
5ª – Visa – US$ 177,9 bilhões
6ª – Facebook – US$ 159 bilhões
7ª – Alibaba – US$ 131,2 bilhões
8ª – Tencent – US$ 130,9 bilhões
9ª – McDonald’s – US$ 130,4 bilhões
10ª – AT & T – US$ 108,4 bilhões