A Amazon está encerrando seu programa de doação de caridade “Smile”, enquanto a empresa corta custos e repensa sua estratégia. A iniciativa Smile será encerrada em 20 de fevereiro, disse a Amazon em comunicado  explicando que “o programa não cresceu para criar o impacto que esperávamos originalmente”.

A Amazon Smile doou uma pequena porcentagem das vendas feitas em compras qualificadas para uma instituição de caridade escolhida pelos compradores. No total, US$ 500 milhões foram doados desde seu lançamento em 2013, com uma doação média de menos de US$ 230 por instituição de caridade, informou a empresa.

+ Amazon vai demitir pessoal nos EUA, Canadá e Costa Rica

“Com tantas organizações qualificadas – mais de 1 milhão em todo o mundo – nossa capacidade de causar impacto costumava ser muito escassa”, acrescentou a Amazon. As instituições de caridade inscritas no programa receberão uma doação única “equivalente a três meses do que ganharam em 2022”, disse a Amazon, observando que as instituições de caridade ainda poderão acumular doações até o encerramento do programa.

A empresa não está totalmente evitando doações, no entanto. A Amazon disse que continuará a “perseguir e investir em outras áreas onde vimos que podemos fazer mudanças significativas”, incluindo instituições de caridade que ajudam no alívio de desastres naturais e habitação acessível.

A Amazon anunciou recentemente que demitiria cerca de 18.000 funcionários. Várias equipes foram afetadas, incluindo o departamento de recursos humanos e as lojas da Amazon, de acordo com um memorando do CEO Andy Jassy compartilhado com os funcionários no início deste mês.

A Amazon e outras empresas de tecnologia aumentaram significativamente as contratações nos últimos dois anos, à medida que a pandemia mudou os hábitos dos consumidores para o comércio eletrônico.

Agora, muitas dessas empresas de tecnologia aparentemente intocáveis ​​estão passando por uma crise e demitindo milhares de trabalhadores, à medida que os consumidores retornam aos hábitos pré-pandêmicos e as condições macroeconômicas se deterioram.

Jassy, ​​em seu memorando, disse que os executivos da Amazon se reuniram recentemente para determinar como reduzir a empresa e priorizar “o que é mais importante para os clientes e a saúde de longo prazo de nossos negócios”.