A montadora de SUV’s elétricos Rivian anunciou nesta sexta-feira (15) um investimento de US$ 700 milhões, sendo a Amazon responsável pela maior porcentagem. No último ano, a empresa automotiva anunciou o desenvolvimento de dois novos projetos, os SUV’s R1T e a R1S.

“A concretização dessa visão exige os parceiros certos e estamos entusiasmados por ter a Amazon conosco em nossa jornada para criar produtos, tecnologia e experiências que redefinam as expectativas do que é possível”, afirmou RJ Scaringe, fundador e CEO da Rivian.

A empresa é apontada por analistas como uma das principais concorrentes da Tesla no mercado de veículos elétricos. A Rivian planeja lançar sua caminhonete R1T e a R1S Sport Utility nos EUA em 2020, e no mercado internacional em 2021. Já a empresa de Elon Musk planeja lançar o SUV Modelo Y até o fim do próximo ano.

Segundo a Rivian, os dois modelos terão bateria com capacidade de 189 180 quilowatts/hora e autonomia para percorrer aproximadamente 640 quilômetros. Não foram revelados a estimativa de valores.

Apesar do investimento, a montadora se mantém independente. A Rivian tem atualmente mais de 750 funcionários localizados em vários locais, incluindo Plymouth, Michigan; San Jose e Irvine, Califórnia; Normal, Illinois; e Surrey, na Inglaterra.