A gigante Amazon pode adotar uso de inteligência artificial semelhante ao polêmico ChatGPT, criação da OpenIA. É o que mostra uma reportagem da Bloomberg sobre novos negócios da empresa de tecnologia e e-commerce mundial.

As informações não são precisas, mas avaliadas a partir de anúncios de empregos analisados pela reportagem que indicariam o futuro uso da ferramenta em buscas do site de vendas. Na descrição das funções de uma das ofertas de emprego, a Amazon menciona que está “reimaginando a Amazon Search com uma experiência de conversação interativa”.

+ Criador do ChatGPT defende regulamentação da IA

+ Google libera lançamento antecipado do chatbot Bard, concorrente do ChatGPT

“Estamos procurando os melhores e mais brilhantes da Amazon para nos ajudar a concretizar e entregar essa visão aos nossos clientes”, disse a empresa na vaga, publicada em seu quadro de empregos no mês passado. “Esta será uma transformação única em uma geração para a ferramenta de pesquisa.”

A empresa não quis comentar o anúncio. A porta-voz da Amazon, Keri Bertolino, no entanto, reforçou que a empresa está com investimento em IA generativa.

A Amazon não será pioneira de possível disputa com a OpenIA. A Google, por exemplo, já trabalha com IA generativa – o Google Bard, chatbot lançado em março deste ano.