A Amazon irá fechar permanentemente oito de suas lojas de conveniência que não possuem caixas para pagamentos a partir de 1º de abril. A decisão envolve duas lojas em Nova York, duas em Seattle e quatro em São Francisco, todas nos Estados Unidos.

Conhecidas como Amazon Go, as lojas de conveniências sem caixas eram equipadas com sensores e câmeras que monitoravam as atividades do cliente dentro das lojas. Assim, quando ele saia da loja era feita a cobrança dos produtos que ele havia retirado das prateleiras através do cartão crédito registrado em sua conta na Amazon. O sistema praticamente eliminou as filas e tornou as compras mais rápidas.

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O fechamento dessas oito lojas não quer dizer que o sistema é um fracasso. Ao contrário, a empresa continua desenvolvendo a tecnologia e segue oferecendo-a para outros varejistas. A própria Amazon Go ainda seguirá existindo com outras 23 unidades espalhadas pelos Estados Unidos.

A decisão de fechar estas oito unidades é um reflexo da política de corte de custos que a Amazon está adotando recentemente e que já levou a demissão de 27 mil funcionários somente em 2023, incluindo os nove mil dispensados no início desta semana.

“Como qualquer varejista físico, avaliamos periodicamente nosso portfólio de lojas e tomamos decisões de otimização ao longo do caminho. Nesse caso, decidimos fechar um pequeno número de lojas Amazon Go em Seattle, Nova York e San Francisco. Continuamos comprometidos com o formato Amazon Go, operamos mais de 20 lojas Amazon Go nos EUA e continuaremos a aprender quais locais e recursos ressoam mais com os clientes à medida que continuamos evoluindo nossas lojas Amazon Go ”, disse Jessica Martin, porta-voz da Amazon, ao site americano TechCrunch.

Em 2022, a gigante já havia fechado 68 livrarias físicas nos Estados Unidos e Reino Unido. Ficou curioso em saber como funcionam as lojas de conveniência Amazon Go? Assista ao vídeo de apresentação feito pela empresa: